Governo lança cartilha de sobrevivência para empresas.
Por Sayuri Matsuo | 19/12/2011 | DireitoNo dia 07 de Dezembro foi lançado pelo MDIC (Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior) uma cartilha com o título de “Guia de Sobrevivência para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”.
Mas, mesmo seguindo as dicas do guia, com a competitividade que existe atualmente no mercado, pode acontecer ainda de a empresa passar por crises e correr até o risco de entrar em falência. Na cartilha também existe dicas de como passar por esses problemas e uma das melhores coisas que eles aconselham é um pedido de recuperação judicial.
Um processo de recuperação judicial consiste em a empresa achar meios de quitar os seus débitos com seus credores, mas para isso é preciso saber que diversos paradigmas da empresa irão mudar, evitando problemas futuros, facilitando o pagamento das dívidas e não as prolongando.
Para entrar com um pedido de recuperação judicial é necessário que a empresa procure um advogado, não é necessário um consultor para pequenas empresas, pois elas não precisam entregar um novo plano administrativo.
Caso seja aceito, a dívida da empresa poderá ser divida em até 36 parcelas mensais, nessa hora, a empresa precisa ter mais cuidado, para além de pagar as parcelas conseguir pagar os credores em dia, já que a recuperação judicial serve apenas para créditos pendentes e não futuros.