GORDURAS: A SAÚDE QUE VEM DA BOA ESCOLHA
Por Izaara Alvarenga | 20/01/2009 | SaúdeGORDURAS: A SAÚDE QUE VEM DA BOA ESCOLHA
Conhecidas e denominadas como as grandes vilãs da alimentação, as gorduras são tão importantes quanto os carboidratos e as proteínas.
O importante neste caso é saber escolher! As gorduras diferem entre si por meio das suas configurações e dos tipos de ácido graxo presentes. Sendo assim, elas são divididas em: saturadas e insaturadas. Dentre as últimas, existe a subdivisão entre poliinsaturada e monoinsaturada.
As gorduras exercem funções imprescindíveis no metabolismo:
. transporte das vitaminas A, D, E e K;
. síntese de colesterol, que por sua vez participa de diversas atividades no organismo;
. composição da bile;
. formação de hormônios;
. as gorduras são precursoras da vitamina D.
Gorduras Saturadas:
. banha, toucinho, bacon, peles de aves e peixes, gorduras aparentes de carnes, queijos gordos, leite integral, gordura vegetal hidrogenada.
São aquelas que, em temperatura ambiente, apresentam-se no estado sólido. Elas são maléficas ao organismo, afinal aumentam os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e de triglicerídeos no sangue.
Gorduras Insaturadas:
São aquelas que se encontram no estado líquido em temperatura ambiente. Elas atuam na redução do colesterol “ruim”(LDL) e, conseqüentemente, no aumento do colesterol “bom”(HDL).
Poliinsaturadas: estão presentes na maioria dos óleos vegetais (milho, girassol, soja) e também nos óleos de peixes.
Monoinsaturadas: encontram-se no óleo de canola e no azeite de oliva, amendoim, abacates, nozes e sementes oleaginosas.
Gorduras Trans:
Este tipo de gordura é produzida a partir do processo industrial denominado hidrogenação. São elas utilizadas na fabricação de biscoitos doces e salgados, croissants, amanteigados, salgadinhos de pacotes, entre outros.
O real e grande problema é o consumo em excesso e a escolha errada das gorduras.
As prejudiciais ao organismo, são as saturadas e as trans, por serem as responsáveis diretas pelo aumento dos níveis de colesterol e de triglicerídeos. Estes, por sua vez, são os preditores das doenças tidas como cardiovasculares.
É importante salientar que, além das doenças, existe o risco do desenvolvimento da obesidade. Afinal as gorduras compõem a classe dos macronutrientes, que fornecem mais calorias ao organismo.
Opte sempre por fontes alimentares de gorduras insaturadas, “saudáveis e importantes” para o bom funcionamento do organismo.
Enriqueça seu cardápio com escolhas certas, benéficas e boa semana.
Izaara Alvarenga
Nutricionista