Globalização
Por Luciana Zanette Perim | 01/04/2011 | AdmGLOBALIZAÇÃO
As vantagens e desvantagens, o sucesso e o equívoco cometido por algumas empresas.
Hoje é uma das palavras mais ouvidas no nosso meio. É um fenômeno gerado pelo capitalismo que tem por objetivo formar uma ?aldeia global? permitindo maiores mercados e a integração econômica, social, cultural e política entre os países, além de interligar as pessoas e o mundo. Isto só foi possível com o fim da Guerra Fria e a dissolução da ex União Soviética por volta de 1989, surgindo o movimento denominado "Globalização".
Esta globalização permite que a menor das empresas tenha seu produto sendo vendido a outros países. O acesso instantâneo a novas tecnologias, novos medicamentos e equipamentos cirúrgicos, o aumento na produção de alimentos, entre outros, tem causado o aumento da perspectiva de vida nos países.
Há também o outro lado da moeda. Com a globalização alguns países se juntaram e criaram ?blocos econômicos? que buscam se fortalecer sendo difícil competir com eles, como a UR (União Européia), o Mercosul, o NAFTA, entre outros.
Um aspecto negativo seria a instabilidade econômica no mundo, então qualquer fenômeno que acontece em um determinado país atingirá rapidamente os demais. Os países estão cada vez mais dependentes um do outro, não havendo mais como se manterem isolados. O acesso rápido e fácil às informações repercute quase instantaneamente ao redor do planeta.
Infelizmente este fluxo de informações que pode ser benéfica é visto como uma ameaça para determinados governos ou entidades religiosas, que não medem esforços para conter informações fazendo com que seus cidadãos não tenham acesso a elas.
O site de pesquisa Wikipédia, muito conhecido atualmente, já sofreu diversos bloqueios por parte do governo Chinês, e para que esta globalização funcione é fundamental entender a língua, o comportamento, crenças e valores religiosos de cada país com que vai lidar. É essencial conhecer a economia do outro país, o comércio ou a agropecuária, evitando incidentes a ambos.
Um exemplo desastroso neste mercado globalizado foi a China in Box, que resolveu expandir seus negócios para a Argentina usando a mesma estratégia utilizada no Brasil. O resultado foi um grande prejuízo, pois o comportamento dos Argentinos é diferente dos Brasileiros e exigia adaptação.
Um resultado de sucesso no mercado internacional e globalizado é o Google que tem um posicionamento invejável no setor de buscas, superior ao Yahoo e a Microsoft. Ela pensa globalmente, mas não age regionalmente, pois se adapta à cultura do país, respeitando cada povo conforme seus hábitos e homenageia-os em suas datas comemorativas.
A globalização é um fenômeno irreversível para as pessoas, a sociedade e o comércio internacional.
PERIM, luciana zanette ? 01/04/11