Giambattista Vico
Por Hugo José Voigt | 15/10/2015 | HistóriaNascido em 1668 em uma família modestas, seu pai Antonio era um livreiro pobre, a mãe, Candida Masulla, era filha de um trabalhador. Vico era uma criança muito animada, mas, devido a uma queda que ocorreu, talvez, em 1675, ele adquiriu uma fratura no crânio que o impedia de frequentar a escola por três anos e que, embora não alterando suas habilidades mentais.Admitido no estudo da gramática no jesuíta Collegio Massimo Napoli, abandonado-os ao redor 1680 para se dedicar ao estudo privado dos textos de Pietro e Paul Veneto, que, no entanto, revelar maior do que sua capacidade, que causou a remoção da atividade intelectual por um ano e meio.
Retomando a forma de estudos, ele foi novamente aos Jesuítas para seguir as lições de seu pai, mas foi mais uma vez decepcionado, ele caiu de volta à vida privada de lidar com a metafísica de Francisco Suárez. Em seguida, a segunda o desejo paterno, Vico foi aplicado aos escritórios de advocacia, atendendo cerca de dois meses, registrando-se na faculdade de direito na Universidade de Nápoles, experimentando em vez disso, como de costume, em estudos particulares de direito civil e canónico. Depois de se formar, talvez em Salerno, entre 1693 e 1694, tornou-se interessado imediatamente para problemas filosóficos que os lugares certos, sinal "todo o estudo que ele teve que pedir all'indagamento princípios de 'do direito universal”.
O período de tempo entre o 1689 eo 1695 foi nomeado de '' auto-perfeição. " Na verdade, a partir de 1689- 1690, ele realizou atividades como tutor dos filhos do marquês Domenico Rocca no Castelo Vatolla em Cilento e lá, aproveitando a grande biblioteca, ele estudou Platão e platonismo Italiano, ficando apaixonado pelo problema da graça em Santo Agostinho. Ele estudou Aristóteles e Scotists, não obstante alegada aversão a Aristóteles e a Scholastic. Lê as obras de Botero e Bodin, enquanto descobre Tácito.
Voltando a Nápoles no Outono de 1695, com vinte e sete anos e portador de tuberculose. Por causa das grandes dificuldades económicas, Vico é forçado a realizar repetições de retórica e gramática. No ano de 1696 um discurso público prefácio a um crestomatia poesia dedicada à saída de Francisco de Benavides, vice-rei espanhol e Contagem di Santo Stefano. Em 1697, ele compôs uma oração fúnebre em memória de Catalina de Aragão y Cardona, mãe do novo vice-rei, e em dezembro do mesmo ano, tentando em vão para conseguir um emprego como secretária na prefeitura de Nápoles.
De Março de 24 de, 1723 Vico inscritos no concurso para a cadeira "matutina" Direito Civil na Universidade de Nápoles e da subsequente 24 de abril a referida etapa de Quaestiones dePapiniano frente de um painel de juízes, mas, para sua vergonha, o lugar foi atribuído a um tal Dominic Gentile. Após a fama alcançada pela publicação da nova ciência, em 1732 ele obteve do rei Carlos III de Bourbon, o cargo de historiógrafo real. Tanto nova era sua doutrina que a cultura da época não poderia apreciá-lo: para que Vico permaneceu isolada e quase desconhecido nos círculos intelectuais, tendo que se contentar com uma cadeira de importância secundária na Universidade de Nápoles, que também manteve em tais dificuldades financeiras que a publicar sua obra-prima do Nova Ciência tinha toglierne algumas partes, de modo que pode ser menos dispendioso para imprimir.
Estas dificuldades económicas para a publicação de suas obras, que certamente influenciaram negativamente a sua reputação no mundo acadêmico, deve adicionar, seu estilo de escrever pouco reta que tornou difícil de ler seus pensamentos. Antes da Nova Ciência Vico tinha escrito A palestra de abertura De nossa studiorum ratione temporis, oSapientia De antiquissima Italorum, ex-linguae latinae originibus eruenda, ao qual devem ser adicionados as duas respostas para o "Jornal dos literatos de Veneza", que havia criticado o seu pensamento, a um De universos juris et princípio uma extremidade e De Constantia iurisprudentis. No mesmo ano da publicação da nova ciência Vico, atormentado por dificuldades e desgraças da família, começou a escrever sua autobiografiapublicada em Veneza entre 1728 e 1729.
Em 1725 são publicados os princípios de uma nova ciência sobre a natureza das nações, mais conhecido pelo título abreviado da Nova Ciência. O "New Science" Vico trabalhou durante todo o curso de sua vida, com uma edição completa reescrita em 1730, em parte como resultado das críticas recebidas e, finalmente, completamente revisado, sem grandes alterações, para a terceira edição do 1744, publicado poucos meses depois de sua morte por seu filho Gennaro, que o substituiu no ensino acadêmico.
Vico foi capaz de entrar em contato com o pensamento de Descartes, Hobbes, Gassendi, Malebranche e Leibniz embora seus autores de referência em vez datada de volta às doutrinas neoplatônicos, retrabalhados pela filosofia da Renascença , atualizada por concepções científicas modernas de Francis Bacon e Galileu Galilei e pensei que a lei natural da moderna Grotius e Selden. Esta variedade de interesses sugere a formação de um pensamento eclético em Vico vez veio para a formulação de uma síntese original entre racionalidade experimentador e tradição platônica e religiosa.