Gesto certo preserva dentes!

Por Edson Terto da Silva | 14/02/2011 | Crescimento

Edson Silva

Licença ao Fábio Santos, que colocou deliciosa matéria no site Terra, magnificamente ilustrada por Daniela Araújo, sobre gestos com as mãos com significados diversos, dependendo do país onde se está. A partir da matéria produzi este artigo tratando o assunto com bom humor e (quem sabe?) dando dicas para que evitemos gafes e conservemos nossos dentes, evitando ataque furioso de ofendidos com um gesto que pensávamos ser inofensivo.

O Positivo, aquele de cerrar o punho e deixar o polegar esticado para cima. Na maioria dos países, como Brasil, EUA, Austrália, Rússia, Finlândia, Israel e no próprio Egito onde recentemente o povo fez o ex-ditador Hosni Mubarak "largar a rapadura", após quase 30 anos, o gesto significa bom, legal, "tá combinado" ou afirmativo. Mas cuidado, se você fizer o gesto para um bangladechiano ou bangladexiano ou bangladeshiano ou bengali ou bengalês (nascidos em Bangladesh), para um iraniano ou tailandês, significa algo parecido como esticar o dedo médio.

E o inocente Sinal da vitória? Aquele de levantar o indicador e o médio, mantê-los separados e o punho fechado. Nos anos 60 e 70 era "paz e o amor" dos hippies, hoje simboliza sucesso, isto aqui no Brasil, nos EUA ou Canadá. O gesto, se feito de maneira inversa, com a palma da mão para dentro, pode significar "vá se ferrar", isto no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia ou África do Sul.

O sinal de figa, com a mão fechada e o polegar para fora entre o dedo médio e o indicador. No Brasil, Portugal e EUA significa boa sorte ou fertilidade, mas não faça isso na China, Grécia, Indonésia, Turquia ou Rússia, pois o cara pensará que você está mandando ele "se ferrar".
Outro gesto para tomar cuidado é o inocente Ok, aquele toque do polegar e dedo indicador formando um circulo e esticar os outros três dedos. No Brasil e EUA, dependendo do contexto, é algo positivo, é que está tudo certo; mas mesmo por aqui pode significar algo vulgar, por isso cuidado ao fazer tal gesto em paises latino, na França ou na Alemanha, pois você pode estar mandando alguém "se ferrar"

E chamar uma pessoa, levantar a mão e fazer movimento, como por exemplo, ao solicitar um garçom? Por aqui e nos EUA é normal, mas no Japão, Malásia, Singapura e alguns países da África o gesto pode ser considerado rude, como simbolizar a morte. Cruzar os dedos, com o dedo médio sobre o indicador, pode significar boa sorte ou chamamento de boas energias para si, nos EUA, Reino Unido e Brasil, mas é gesto obsceno, por exemplo, no Vietnã.

E Chifres? Aquele do indicador e mindinho estendidos, enquanto os demais dedos permanecem fechados. É comum significar referência ao rock´n roll ou proteção contra pragas, isto na República Dominicana, EUA e Brasil. Mas, em Cuba, na Itália ou mesmo no Brasil pode simbolizar infidelidade, chifres do diabo e até insulto sexual. Na dúvida, qualquer gesto que fizer faça-o sorrindo, assim o receptor não tomará em primeiro momento como agressão e possivelmente não partirá para ignorância, senão corra!.

Edson Silva, 49 anos, jornalista da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré

edsonsilvajornalista@yahoo.com.br