GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

Por José Natalino Pavão de Oliveira | 06/02/2018 | Educação

José Natalino Pavão de Oliveira[1]

jonpol48@gmail.com[2]

Gestão Educacional: Administração, Orientação e Supervisão[3]

RESUMO                                                                  

Este trabalho trata das perspectivas e desafios da gestão escolar, através de uma pesquisa bibliográfica, e possui os seguintes objetivos: conceituar a gestão escolar, ilustrar a importância da prática de gestão democrática, descrever a participação e função dos gestores escolares nesse processo, apresentar os principais instrumentos que permitem a participação de colaboradores na tomada de decisão e na gestão da escola, além de analisar os possíveis desafios pertinentes à gestão escolar na atualidade. Este estudo considera os avanços que a educação vivencia atualmente em termos de autonomia e participação social nos processos de gestão da escola, bem como os desafios e/ou obstáculos que ainda vivemos no que diz respeito à efetivação de todos os princípios divulgados pela Gestão Democrática.

Palavras-chave: Gestão Democrática; Educação; Projeto Político Pedagógico.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho procura, por meio de uma revisão de estudos bibliográficos, fazer uma reflexão sobre o emprego no âmbito educacional brasileiro do conceito de: gestão democrática. A escola deixou de ser um espaço autoritário, onde se preocupava em mostrar resultado em termos de notas, após várias mudanças no sistema educacional brasileiro atravésda lei de Diretrizes e Bases da Educação, a escola se tornou um ambiente onde as decisões são tomadas de forma compartilhada, com a participação de membros da comunidade escolar e destinada a contribuir com a formação de um cidadão crítico e completo, ciente de suas responsabilidades e direitos.

Nesse processo de consolidação do conceito de gestão democrática nas escolas públicas destaca-se com frequência o papel dos gestores escolares. São eles que desempenham papel essencial enquanto pessoas capazes de lidar com as inovações e de as transmitir aos demais da escola (professores, alunos, funcionários e pais).

O fato é que ainda existem inúmeras perspectivas e diversos desafios a serem superados na questão da gestão democrática.

Artigo completo: