GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por jose Valdeci Diniz do Nascimento | 10/05/2016 | Educação

GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: vivência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Dares

Introdução

Somos seres sociais e por conseqüência buscamos viver em sociedade. Para essa convivência faz - se necessário estabelecer regras e normas para que haja harmonia do grupo. E por conseqüência dessa convivência, criam-se regras e normas onde os indivíduos, dentro de uma sociedade passam a adquirir direitos e deveres.
Desse modo, pensar sobre os direitos humanos é uma questão importante, segundo Hoy e Haddad (2005, p.5), Os direitos humanos constituem princípios aceitos universalmente pelas cartas magnas dos países e que objetivam assegurar o respeito a dignidade de todos e de todas. Envolve considerar as dimensões: individuais, social, material e espiritual das pessoas.
Segundo os autores, os direitos humanos implicam em assegurar que qualquer pessoa não importando com sua, nacionalidade, religião, opinião, política, raça, etnia, e preferências sexuais, possa desenvolver suas potencialidades.
Os direitos humanos, foram ratificado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a fim de fortalecer, os laços de cooperação e solidariedade entre os países, bem como assegurar a dignidade humana e um padrão de vida condigno para as pessoas.
Dentre os vários artigos relacionados à Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito a Educação e que possibilitará o reconhecimento deste e de todos os outros direitos humanos.
Segundo BENEVIDES (2009, p.1), a educação deve ser compreendida como um processo de formação dos indivíduos de modo a prepará-los para o trabalho e convívio social.
A Constituição Federal de nosso país e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96, reafirmam esses direitos humanos, responsabilizando o Estado e a família pela Garantia dos mesmos, enquanto instituições responsáveis para a formação dos sujeitos e de sua inserção dentro da sociedade.
06 A escola é, uma dimensão fundamental para a efetivação da cidadania e tal princípio é indispensável para a participação de todos nos espaços políticos e sociais.
diante desses aspectos desenvolveu se as atividades, com base em dois princípios que é uma exigência no aspecto legal, para se ter uma educação de qualidade e que promova a cidadania, são eles: 1° a educação como direito de cidadania a ser garantido pelo Estado e; 2° a gestão democrática para que tal direito seja assegurado, princípios fundamentais para que se tenha um ensino de qualidade e a promoção cidadania.
A fim de investigar esses princípios, no cotidiano escolar, as atividades propostas neste projeto de intervenção, foram desenvolvidas fazendo uma análise crítica através de uma participação interventiva na elaboração do Projeto Político Pedagógico da EMEF Maria das Dores, tendo por objetivo principal propor ações e atividades que pudessem contribuir para a implementação e vivência da gestão democrática no cotidiano escolar reforçando práticas educativas para um ensino de qualidade.
Ao realizar este projeto de intervenção junto a EMEF Maria das Dores, fundamentamos nossa ação no sentido de ressignificar visão dos membros da comunidade escolar em torno dos temas Gestão Democrática, Projeto Político pedagógico e Avaliação Institucional.

Artigo completo: