Gestão de resíduos de construção civil
Por Marcia Cristina dos Santos Parente | 17/07/2012 | AmbientalAtualmente, o problema da geração de resíduos e seus impactos ambientais são questões amplamente debatidas na sociedade, mas tem-se um longo caminho a percorrer para que se resolva efetiva e adequadamente (Neto, 2005).
Com o aquecimento da indústria da construção civil, com os grandes investimentos nas obras de infraestrutura por todo país - nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e também as obras relacionadas aos jogos olímpicos e a copa do mundo - é imprescindível a discussão dos métodos de gestão existente e o desenvolvimento de novos estudos e idéias para a redução dos resíduos gerados pela construção civil, tanto a nível de reciclagem dentro da própria obra, como opções de disposição e tratamento desses resíduos.
A indústria da construção civil causa grande impacto ambiental ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Segundo Pinto (1999) a construção civil é responsável por cerca de 50% do volume total de resíduos sólidos produzidos pelos grandes centros urbanos. E consome entre 15% e 50% de todos os recursos extraídos da natureza, o que coloca o setor como o maior consumidor de recursos naturais.
(John, 2000). Diante desse quadro é de grande importância a conscientização imediata da necessidade da implantação de métodos de gestão dos resíduos gerados, tanto para diminuição desses resíduos como para diminuir a necessidade de exploração das reservas naturais.
Uma política de desenvolvimento sustentável, nos leva a buscar a prática de uma construção mais sustentável. Dentre as ações possíveis podemos citar o consumo racional de água e energia, o uso de energias renováveis, a racionalização do consumo nas etapas da construção e a redução dos impactos dos canteiros de obra (Araujo, 2009).
Segundo o mesmo autor, para se formular diretrizes que visem a redução dos impactos, é necessário conhecer os elementos originados das atividades dos canteiros de obra, para assim fornecer aos construtores instrumentos com os quais possam trabalhar na busca de um canteiro de obras mais sustentável.