GESTÃO DE PROCESSOS EM UMA INDÚSTRIA GRÁFICA
Por Juliana Aparecida Dos Santos | 29/08/2017 | EducaçãoSANTOS, Juliana Aparecida dos
RESUMO
Uma empresa é um conjunto de processos, que seja reconhecido ou não, um processo para ser entendido deve-se sempre pensar em uma entrada que algo acontece e numa saída, isso pode ser, por exemplo, uma elaboração de uma folha de pagamento, onde se tem uma série de dados, informações que são organizados de acordo onde constam os cargos, os dados dos funcionários e o resultado do pagamento no final do mês. Isso ao contrário e muitas vezes as pessoas pensam que tem uma série de departamentos dentro de uma empresa, uma série de unidades, e pela perspectiva da gestão de alguns processos uma série de competências sendo abordadas ao longo de um conjunto de ações que transformam uma entrada e uma saída. Não por suas funções dos processos e se tem outra forma de enxergar o negócio e fazer a gestão dessa maneira e chama gestão de processos, se imaginarmos, por exemplo, que uma empresa gráfica formada por processos de vendas, vai desde a fundação de uma matriz para imprimir, passa pelos moldes, montagens, cortes até chegar à entrega do produto e o recebimento, isso é um processo completo, precisa haver o lançamento do produto até o pós venda. E este processo passa por várias áreas e departamento da gráfica até chegar ao consumidor, o aperfeiçoamento de todas as competências do processo faz com que temos um resultado melhor lá no final que se tiver somente olhando fatos que compõe o processo. O objetivo deste artigo foi de verificar como funciona a gestão de processos dentro de uma gráfica, A metodologia aplicada neste trabalho foi qualitativo, um estudo bibliográfico baseando-se em análise de palestras, baseado nos autores (Campos 2004), (Schmidt, 2013). Concluiremos que os empresários do ramo de gráfica irão construir uma meta, estratégia, ter visão de longo alcance, foco, planejamento, velocidade atender prontamente o cliente que precisa do impresso urgente, agilidade nas entregas, pois existem muitos mercados competitivos, que estão ganhando cada vez mais espaços.
Palavras – Chave: Gráfica. Gestão de Processos. Empresário. Funcionário.
PROCESS MANAGEMENT IN A GRAPHIC INDUSTRY
ABSTRAT
A company is a set of processes, whether it is recognized or not, a process to be understood one must always think of an input that something happens and in an output, this can be, for example, a payroll elaboration, where If you have a series of data, information that is organized according to the positions, the data of the employees and the result of the payment at the end of the month. This unlike and often people think that has a number of departments within a company, a number of units, and from the perspective of the management of some processes a series of skills being addressed over a set of actions that transform an entry And an exit. Not because of its process functions and if you have another way of looking at the business and managing it that way and calling process management, if you imagine, for example, that a graphic company formed by sales processes, goes from the foundation of a matrix To print, go through the molds, assemblies, cuts until arriving at the delivery of the product and the receipt, this is a complete process, there must be the launch of the product until after sale. And this process goes through several areas and department of the graphic until reaching the consumer, perfecting all the skills of the process makes that we have a better result there in the end if you have only looking at facts that make up the process. The methodology applied in this work was qualitative, a bibliographic study based on analysis of lectures, based on the authors (Campos 2004), (Schmidt, 2013). We will conclude that businessmen in the printing industry will build a goal, strategy, have long-range vision, focus, planning, speed promptly meet the customer who needs the urgent form, agility in deliveries, as there are many competitive markets, which are winning each More space.
Key words: Graph. Processes management. Businessman. Employee.
1 INTRODUÇÃO
A importância de gestão de processo numa gráfica, o que as empresas precisam atentar sobre o processo ter uma visão mais abrangente sistemática a respeito do seu processo, são cada vez mais evidentes, limitações originadas pelo modelo funcional da organização, que está centrada na especialização e divisão das responsabilidades nas áreas funcionais.
Intensifica cada vez mais a necessidade de operar então a empresa com flexibilidade de uma forma integrada de uma forma ágil, para atender as necessidades do mercado e também para satisfazer e conquistar o cliente. Mas tem empresas que tem o contrato entraveis neste momento organizacional, os principais motivadores da adoção do processo nas indústrias que tenha a superação das limitações do modelo funcional de organização de trabalho. Precisa fazer uma sondagem para melhorar sempre este processo de organizar e conquistar o cliente, pois neste tempo de muita competição. Esta coordenação pública ou privada ela precisa coordenar este trabalho.
Um sistema de gestão é um conjunto de ações interligadas de forma que os resultados de uma empresa sejam atingidos. Sua estrutura tem por objetivo o gerenciamento e a melhoria contínua dos processos, políticas e procedimentos de uma organização. A implementação de um sistema de gestão assegura à empresa melhoria em seu desempenho e a busca de uma maior eficácia e eficiência de seus processos internos e da qualidade de produto final.(CAMPOS . Pág., 45. 2009)
Esta coordenação depende da forma como as atividades são projetadas e como os recursos são alocados de como o trabalho é gerido no dia a dia, para que as organizações alcancem o seu objetivo.
E temendo esta necessidade as gestões de processos trazem o entendimento sobre a forma de trabalho da empresa pelos funcionários, passando uma visão homogenia, melhor o fluxo de informação, otimindo o trabalho através da padronização e cria um diferencial de qualidade tais gestores pensam sobre as empresas. As empresas que gerenciam os seus processos são mais eficazes nos seus problemas.
De acordo com Mello et al (2009, p.2), a implantação de um sistema de gestão da qualidade oferece à organização uma forma mais eficiente e eficaz de gerenciar seus processos, e “isso garante que nada importante seja esquecido e que todos estejam conscientes sobre quem é responsável para fazer o que, quando, como e onde”.
Pois ela tem mais conhecimento. Sobre as alterações dos problemas exatamente onde elas precisam atuar para resolver as falhas. Precisam um padrão de documentação de base além do indicador que informam os resultados e performers dos processos.
Dessa forma, as pessoas que integram essa organização necessitam se adequar a novos costumes e concepções, produzindo assim novos comportamentos, atitudes e posturas. Mas, para que essas mudanças ocorram de maneira pouco traumática e resistente, ações que superam qualquer questionamento sobre a implantação do sistema da gestão de processos devem ser tomadas. Para isso, a ameaça da não sobrevivência da empresa no mercado é utilizada como um canal de sustentação para que a qualidade seja foco e busca constante de todas as pessoas envolvidas (SCHMIDT , pág. 2013)
A gestão de processos ela é indispensável para aquelas empresas que estão implantando o sistema integrado isso porque é preciso conhecer os relacionamentos entre os processos e se diz que um processo automatizado de forma errado para executar mais rapidamente erros. Gestão com acompanhamento dos processos dos empenhos organizacional. As ações de melhorias dos processos organizacionais entrou na em pauta na administração cientifica onde o foco era a melhoria de processo de produção através de métodos científicos experimentais.
O segundo paradigma relacionados em gestão de processos no sistema de produção numa gráfica, quando novamente numa grande unidade e o sistema ganha força pela inovação, para o sistema de contribuição precisa prestar atenção na hora de atuar nas máquinas, para não perder tempo na troca rápidas de ferramentas.
Pensar em processo terá um gerente, um coordenador na forma de processo a trajetória são todos fazem parte deste processo, como se fosse um trem em cima de um trilho que o mesmo vai passando e arrecadando mercadoria em sua trajetória, olhar para uma empresa em seu principal setor fazer a gestão.
As vantagens que a empresa gráfica tem uma clareza daquilo que atende o cliente, ou seja, todas as pessoas que fazem parte de um processo devem entender a estão para atender o cliente e ver o processo lá na frente e resolver o processo na sua área, é resolvido o problema da comunicação entre a gráfica e o cliente a integração entre ambos, as análises de dúvidas que o cliente tem a respeitos dos timbres, cores, tamanho de letras e muitos outros. A identificação de uma gráfica e o identificador e até alguns casos de linha de produção maior, casos gerais na área de serviço, então gestão de processos é todo relacionado ao processo da empresa.
Os processos são relacionados em 5 processos, processo de venda, processo ao atendimento ao cliente, processo de produção, processo de produção de estrutura da gráfica, a gestão precisa intender isso como um pontos únicos da empresa, porque nestes processos envolvem muitos funcionários cada um tem um processo a cuidar.
Os conceitos de produtividade, sobrevivência e competitividade estão relacionados: quanto mais se produz mais se lucra, garantindo assim a sobrevivência e a competitividade da organização. No entanto, o aumento da produção só ocorre se o produto tiver a preferência do cliente, ou seja, se tiver qualidade, e tendo o foco nesta qualidade.(CAMPOS , pág. 21, 2004).
O gestor precisa ter uma visão ampla, o foco principal da empresa gráfica sempre será o cliente, dando valor ao cliente este é o conceito, as pessoas fazem muitas vezes a gestão funcional de organograma o gerente muitas vezes resolve, não acompanha a sua entrega, isso é ruim para a empresa, nestas entregas existem muitas falhas, e com estas falhas aumenta o preço do produto e gera gastos para a empresa.
A implementação no processo de uma empresa gráfica, precisa em primeiro lugar trabalhar a mudança na cabeça das pessoas, um termo muito comum usado fazer um tombamento da empresa, dependendo se a gráfica for muito grande, pode demorar muitos anos, começa um trabalho de explicação e orientação para as pessoas o que significa trabalhar os processos e a partir daí pode fazer um mapeamento.
Como forma de mapear as principais tarefas ou atividades, fluxogramas podem ser elaborados para apresentar de forma resumida e lógica a descrição do processo. Para a realização desse trabalho, devem participar o setor de qualidade e o(s) responsável (is) pelo processo em questão. Essa equipe deve elaborar e a analisar criticamente os fluxogramas, para identificar tarefas críticas, eliminar atividades duplicadas e detectar falhas e melhorias. (MELLO et al, 2009).
Fazer este mapeamento colocar todos os funcionários e empresário numa mesa redonda e junta desenvolver uma forma de trabalhar no processo feito isso cada passo tem sua influencia no processo encontros periódicos para avaliar sempre a gráfica, estes encontros precisam ser feitos sempre para ver se está tudo certo na gráfica, nos maquinários e outros.
Depois de tudo organizados a gráfica pode ser colocada no computador os processos de quem faz o que e toda a informação que vai ajudar no dia a dia, neste sentido vai ajudar na implementação do serviço de qualidade.
Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende a vários critérios relacionados à necessidade do cliente, como requisitos, prazo, custo, confiabilidade e segurança. Atingir um bom nível nesses critérios é atingir a preferência do consumidor. Mas para que isso aconteça, investimentos em equipamentos, procedimentos e mão de obra podem ser necessários. Normalmente, investimentos em equipamentos demandam alta disponibilidade de capital, enquanto procedimentos e mão de obra dependem unicamente de pessoas e conhecimento. Portanto, em casos da não possibilidade de investimento de capital na empresa, é necessário gerenciar o aprendizado dos trabalhadores e a melhoria dos processos a fim de se atingir a qualidade. (CAMPOS , Pág. 34, 2004)
Como organizar a era do conceito, a mudança vem acontecendo que é o ser humano é o centro do processo, porque se compete pela qualidade e pela inovação que são feitos por gente, e não tem ninguém mais importante na face da terra do que as pessoas.
O empresário precisa saber que o primeiro cliente de sua vida é ele mesmo. Construir uma meta, estratégia, ter visão de longo alcance, foco, planejamento, velocidade atender prontamente o cliente que precisa do impresso urgente, agilidade nas entregas, pois existe muito mercado competitivo.
O empresário desde cedo precisa saber o que é realmente responsabilidade social, sendo que a responsabilidade social não é ajudar pessoas carentes ou distribuir cestas básicas, nos conceitos e nos processo vemos que é pagar os impostos em dia sem sonegar.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada neste artigo foi qualitativa, buscou-se um estudo sobre gestão de processos em uma indústria gráfica, um estudo bibliográfico baseando-se autores (CAMPOS 2014) (SCHMIDT 2013), a pesquisa bibliográfica obtém os dados a partir de trabalhos publicados por outros autores, como livros, obras de referência, concluiremos que na visão dos gestores de uma indústria gráfica a eliminação da causa de uma não conformidade, de forma a impedir que ela ocorra novamente, podendo ser, por exemplo, um retrabalho ou uma reclassificação.
Sendo assim, a fim de avaliar como um sistema de gestão da qualidade pode assegurar a qualidade e melhoria dos processos de produção e dos produtos de uma indústria gráfica, foi realizado um acompanhamento das mudanças ocorridas nos seus processos de monitoramento da qualidade e melhoria.
Em casos de retrabalho, após a correção da não conformidade, a organização deve ainda providenciar uma reinspeção, como forma de assegurar a conformidade aos requisitos especificados.
A identificação da não conformidade, assim como a sua natureza e outros aspectos relevantes para sua análise, deve ser completa, legível e acessível, a fim de deixar claro que o produto não deve ser utilizado.
Segundo CTI (2012), também deverão ser estabelecidos procedimentos documentados, para garantir a eliminação da não conformidade encontrada no produto ou a tomada de outra ação adequada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A indústria gráfica tem como missão estar a frente do seu tempo, oferecendo as melhores as mais completas soluções gráficas no mercado, com a excelência que seus clientes esperam ética e responsabilidade ambiental, são atributos que acompanham a indústria gráfica.
Tudo é minuciosamente planejado visando o perfeito atendimento ao cliente da sua localização e fluxos de clientes, da impressão, dos mais variados tipos de acabamento da finalização, a logística de distribuição tudo em total sintonia com as necessidades e a especificidades de cada cliente.
A produção diária da Indústria gráfica não para porque são inúmeros pedidos a serem entregues principalmente se tratando de qualidade, todos são humanes em afirmar que ali está a verdade razão do sucesso de todos os funcionários e gestores que são profissionais altamente qualificados naquilo que fazem. Trabalha com equipamentos modernos, a indústria gráfica tem impressão de qualidade de uma simples folha de papel ao poder de gerar impressos vendedores e vencedores por esta razão.
O papel impresso concretiza ideia a credibilidade e a marca da indústria gráfica assume o compromisso de explorar o compromisso de todos os detalhes. Quanto melhor é a tecnologia menor é o tempo de realização do trabalho, melhor é a qualidade final, maior são as possibilidades de negócios para os clientes, através do processo de gestão mais recursos é envolvido menor o custo final e consequentemente maior satisfação.
CONCLUSÃO
Conclui-se que o processo de gestão numa indústria gráfica o que mais parece numa forma de matemática, na verdade é uma receita que tem dado muito certo, pela excelência tem conduzido na gráfica o que é de melhor em tecnologia gráfica dá pré-impressão ao acabamento, equipamentos que são além de eficientes na impressão são econômicos.
Todo este investimento do processo na indústria gráfica trouxe um resultado exuberante, isso oferece soluções completas e isso quer dizer que diariamente são produzidos milhares de impresso com elevados níveis de impressão. Quando um diretor de criação, um diretor de designer, o produtor de artes, tem uma grande ideia ou a responsabilidade de encontrar a melhor solução gráfica ele também tem a certeza e a tranquilidade de que ela será uma realidade, e o resultado disso tudo é a satisfação dos clientes.
Assegurar a liderança da gráfica é uma tarefa que requer vocação e determinação principalmente se levarmos em consideração todas as transformações conceituais e estruturais vividas nos mercados além dos concorrentes o setor gráfico vem se adaptando a estes novos temas se especializando e buscando novos eixos de atuação assim encarando um desafio permanente a indústria gráfica traduz estas mudanças de mercado como naturais.
Saindo variavelmente na frente apontando tendências e caminhos com altas doses de estratégias, entusiastas das artes todas as equipes da indústria gráfica se atualizam e modernizam porque acreditam pelas atitudes e caminhos traçados pelas internet o papel impresso ainda faz toda a diferença é palpável, transmite emoção, leva informação instantâneo, e acima de tudo faz parte de uma importante cadeia produtiva que fundamentou o caminho da sustentabilidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPOS, Vicente Falconi. O verdadeiro poder. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2009.
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 8ª Ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.
MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. ISO 9001:2008: Sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços. 1ª Ed. São Paulo: Editoria Atlas, 2009.
SCHMIDT, Maria Luiza Gava. Qualidade total e certificação ISO 9000:
história, imagem e poder. Scielo. Disponível em:< http://www.scielo.br/>. Acesso em: 15 nov. 2013.