Gestão de Pessoas: Um desafio para quem é ou pretende ser gestor. Parte 01
Por Rafaela Nascimento | 06/04/2009 | AdmGestão de Pessoas é um tema muito discutido hoje em dia e pode ser dividido em algumas partes.
Neste primeiro artigo, será tratada apenas a gestão, nos próximos falaremos sobre papéis e responsabilidade de um gestor e liderança.
Gestão de Recursos Humanos pode ser definida como uma atividade cuja finalidade é escolher quem seja qualificado para trabalhar para o projeto a fim de organizar e gerenciar a equipe do projeto.
Dentro da Gestão de Recursos Humanos, temos aGestão de Pessoas – que é o tema deste artigo –, que é uma atividade praticada por todos os gestores (ou ao menos deveria ser).
Atualmente fala-se muito em gestão de pessoas, inclusive temos hoje diversas instituições que oferecem cursos com este tema, mas na prática não se vê quase nada a respeito.
Muitos técnicos quando passam a ocupar o cargo de Liderança acaba esquecendo que com esta função vem a responsabilidade de liderar uma equipe composta por pessoas e não somente cuidar da parte funcional.
Pode soar estranho falar "equipe composta por pessoas", mas o que se vê nas empresas hoje de um modo geral é que os gestores esquecem-se da sua equipe – que precisam de atenção, de um feedback pelo seu trabalho (positivo ou negativo) e agem como se elas fossem máquinas. Muitos dos processos das empresas foram automatizados e substituídos por máquinas, mas que em geral são operadas por uma pessoa.
As pessoas ainda são o bem maior de uma organização e por isso mesmo é suma importância que os gestores tenham um plano para cuidar de sua equipe. Este planejamento não é só para reter talentos, mas também para atrair novos.
Os gestores devem estar atentos a rotina de sua equipe, pois os desejos mudam – o objetivo de ontem pode não ser mais o de amanhã – e estas mudanças podem afetar para positiva ou negativamente a execução das tarefas realizadas diariamente.
Um gestor não deve apenas cuidar do funcional, mas também de seus funcionários.
Você gestor, que está lendo este artigo, sua equipe encontra-se motivada? Todos os seus colaboradores receberam um feedback por seu trabalho?
Se para as perguntas acima as respostas foram negativas, quer dizer que a gestão de pessoas não está eficiente e precisa melhorar antes que a equipe esteja desmotivada como um todo. Mas e se toda a equipe já estiver desmotivada? O que fazer? Faça uma reunião com todos (ou individualmente, caso sinta-se mais à vontade). Esteja disposto a ouvir o que sua equipe tem a dizer; a outra parte também deverá estar disposta a ouvir. Já diz o ditado "De uma boa conversa, ninguém escapa!".
Uma vez durante a avaliação recebi uma nota baixa no item "COMUNICAÇÂO", a explicação: "Você se relaciona muito bem com as pessoas, é uma excelente profissional, porém muitas vezes você fica distante, principalmente com pessoas novas. Procure um curso de comunicação e oratória para ajudar a se desenvolver". Não estava preparada para aquelas palavras mais aceitei e fui refletir sobre o que fazer. Nunca cheguei a fazer o curso de oratória, mas tento me relacionar com todos, melhorei muito a minha posição depois daquela crítica. Entendi que era para o bem da minha carreira, ou seja, um simples feedback mudou algumas coisas.