GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE MEDIÇÃO: TRANSPORTE E INDICADORES

Por DIEGO MOREIRA BEZERRA | 03/05/2018 | Adm

Resumo

Esse artigo busca abordar o conceito de Gestão da Qualidade e a aplicação deste em uma das principais atividades da cadeia de suprimentos que é o Transporte. A Gestão da Qualidade tornou-se um dos pontos principais para o desenvolvimento de um planejamento estruturado. Pautado nas principais metodologias abordadas, fez-se necessário o levantamento de dados para conhecimento do problema e desenvolvimento de possíveis ações. Serão abordadas algumas métricas e definições do principal indicador de desempenho de transporte, o OTIF (On Time, In Full). Este, que tem como fundamento mensurar a desempenho operacional, é baseado na satisfação do cliente. Nesta mesma linha, a realização de um estudo de caso baseado no tema abordado exemplificou a importância do indicador OTIF, de maneira simples, e com isso foi possível explorar e apresentar uma situação real de medição de desempenho e qual a ação tomada para a correção de um desvio, isto tudo utilizando as principais ferramentas da gestão da qualidade. Concluindo que a gestão da qualidade é fundamental para satisfação nos ambientes interno e externo de uma empresa, e, investindo nela, é possível utilizar de diversos conceitos pré-estabelecidos para o auxílio da construção de ferramentas e indicadores operacionais que são os pontos-chave para o atingimento dos resultados esperados.

1. INTRODUÇÃO

Diante de mercados cada vez mais competitivos, o empresariado passou a buscar, cada vez mais, diferenciais estratégicos de atendimento ao cliente.
Mensurar a qualidade e o desempenho logístico tornou-se uma estratégia potencial para atender as necessidades dos clientes, além de permitir a identificação de oportunidades tanto para a melhoria dos processos quanto para o ganho.
No cenário atual, onde o transporte é considerado um ponto essencial da cadeia de suprimentos, deve-se analisar como mensurar a sua qualidade.
Este artigo propõe um modelo de avaliação de desempenho de atendimento de transporte e suas principais métricas.
A análise pode, dentre diversos aspectos e metodologias, ser feita por meio do OTIF - On Time, In Full, que avalia todos os processos da cadeia de suprimentos.
A metodologia aplicada à este artigo, caracteriza-se como estudo de caso, cujas técnicas utilizadas para análise foram coletas de dados e observação das atividades e estratégias utilizadas. Utilizou-se o método de pesquisa descritiva, com uma fase quantitativa e qualitativa posteriormente.

Artigo completo: