GESTÃO AMBIENTAL

Por Liliane de Sousa Ribeiro da Silva | 12/09/2016 | Ambiental

O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e nãovivas da Terra que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas que fora fortemente influenciadas pelo homem.

O crescimento natural da população leva a consequentes problemas relativos à preservação do meio ambiente. Mas é certo, entretanto, que politicas e medidas adequadas podem sanar ou mitigar esses problemas.

            Aqui no Brasil, segundo o IBGE, 82% dos brasileiros moram em cidades. Esseelevado numero, necessita urgente de discussão sobre a preservação do meio ambiente em áreas urbanas brasileiras, principalmente levando-se em consideração a continua degradação ambiental e abaixa qualidade de vida de uma grande parcela da população.

Diante da real necessidade de que o meio ambiente seja preservado, surge à importância do estudo da gestão ambiental, que é uma ciência definida como um sistema de administração com foco na sustentabilidade.

Sustentabilidade é um termo usado para defini-la ações de atividades humanas que visam suprir as necessidades dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.A sustentabilidade relacionadesenvolvimento econômico e material sem que haja agressão ao meio ambiente.Esta relação pode ser alcançada se os recursos naturais forem utilizados de forma consciente e inteligente para que eles se mantenham íntegros no futuro.

Desta forma, a gestão ambiental tem como objetivo a utilização de práticas e métodos administrativos que visam reduzir o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

São alguns objetivos da gestão ambiental: adoção de coleta seletiva com implementação de politicas de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos; tratamento e reutilização de água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo; criação de produtos que provoquem o mínimo de impacto ambiental; treinamento de funcionários para conhecimento do sistema de sustentabilidade da empresa; recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador, dentre inúmeros outros.

Em relação às empresas, adotarem o modelo de gestão ambiental é importante no sentido em que há uma associação natural de sua imagem com a preservação ambiental. Além disso, as empresas que adotam a politica de gestão ambiental nos seus ambientes conseguem, muitas vezes, reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando matérias que antes eram descartados. Empresa que trabalham com gestão ambiental melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem este principio.

Apesar de uma grande quantidade de gestores já terem despertado para a necessidade de implementarmudanças, a maioria ainda não sabe ao certo como agir. Algumas abordagens de gestão ambiental e de responsabilidade socioambiental são adotadas como medidas fragmentadas, desvinculadas da estratégia da empresa como um todo.

A responsabilidade socioambiental deve, na realidade, estar integrada às ações do negocio em longo prazo, é de fundamental importância que os executivos veja, de fato, a responsabilidade socioambiental como algo central de seu próprio negocio.

O governo, por seu turno, tem papel fundamental no processo de mudança, não apenas assumindo sua responsabilidade como indutor da politica ambiental, mas implementando uma nova forma de agir no seu próprio ambiente de trabalho..

E nós, como cidadãos, devemos da mesma forma, fazer a nossa parte de gestores ambientais: economizando bens renováveis e não renováveis, reciclando, otimizando, enfim, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para o bem das futuras gerações.

Liliane de Sousa R da Silva

Bacharel em Administração de Empresas

12/09/2016