Gestão Ambiental na Amazônia
Por Michelli Santos da Silva | 11/09/2012 | EducaçãoA paisagem Amazônica esta repleta de símbolos que representam a diversidade das plantas que compreendem a dinâmica da floresta, esta diversidade de paisagens representam a complexa influencia que da suporte para a sustentabilidade e a nutrição das plantas.
A diversidade de espécies arbóreas torna o solo um organismo vivo que abriga um ecossistema diverso de animais e plantas, favorecendo o ciclo de nutrição do bioma amazônico.
Em visita a Granja Way, podemos analisar e compreender as relações que as plantas tem com o solo amazônico e sua potencialidade agroflorestal que sustenta a séculos essa diversidade de animais e plantas.
Buscar compreender essa dinâmica é um desafio que as comunidades tradicionais que habitam esta região onde se procura através de métodos de cultivo desenvolver as técnicas de adubação do solo para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Com o desenvolvimento de técnicas que possibilitem o e observações da natureza, podemos perceber que na granja o trabalho realizado pelo senhor Wilson, esta sendo produtivo para o cultivo de minhocas e de correção do solo degradado.
O Tarumã é uma área urbana que ainda possibilita o acesso a recursos naturais, o tratamento que é dado dos materiais orgânicos que são armazenados e estocados para a ciclagem de nutrientes e posteriormente se tornar adubo natura sem uso de agrotóxicos.