GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL
Por Jordana Duarte Fonseca | 24/04/2017 | Adm1 INTRODUÇÃO
A gestão ambiental baseia-se em uma variedade de ações estratégicas frente aos diversos problemas ambientais causados pela ação do homem ao longo dos anos, para alcançar resultados positivos direcionados ao meio ambiente.
Em razão disso o mercado tornou-se mais competitivo e os consumidores cada vez mais exigentes que escolhem produtos ecológicos. E ainda possibilita benefícios às empresas que culturalmente capacitadas no efetivo controle dos seus processos, apresentam seus custos reduzidos, uma vez que consomem menos matéria-prima e insumos, geram menos subprodutos, reutilizam, reciclam, lucram com seus resíduos e gastam menos o controle da poluição e recuperação ambiental.
Esse trabalho objetiva caracterizar o sistema de gestão ambiental adotado nas empresas, focando um estudo de caso na Ambev, propõem-se um estudo um aprofundamento sobre as praticas da gestão ambiental da empresa mencionada, cujo objetivo central está em identificar se a mesma possui conhecimento da importância da implementação das Práticas de Gestão Ambiental.
Para alcançar tal objetivo foi feito um levantamento bibliográfico e sua contextualização sobre os conceitos que envolvem o desenvolvimento da gestão ambiental e sua aplicação como prática estratégica na organização por meio da implantação do Sistema de Gestão Ambiental com a finalidade de efetivo controle dos seus processos e redução de custos, uma vez que consomem menos matéria-prima e insumos, geram menos subprodutos, reutilizam, reciclam, lucram com seus resíduos e gastam menos o controle da poluição e recuperação ambiental.
2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO AMBIENTAL
2.1 Gestão ambiental
Nas últimas décadas ocorreram mudanças significativas nas organizações, que focavam apenas com a eficiência de processos produtivos, mas com o crescimento da consciência ambiental da sociedade, governo, empresas.
Barbieri, explica que:
A Administração ou gestão do meio ambiente, ou simplesmente gestão ambiente, será aqui entendida como as diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras realizadas com objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, tanto reduzindo, eliminando ou compensado os danos ou problemas causados pelas ações humanas, quanto evitando que eles surjam [...]. (BARBIERI, 2011, p. 19).
Assim, observa-se o rompimento das empresas com o velho modelo que visava somente lucro, e que passou a adotar um novo paradigma com estratégias pautadas em preservação ambiental para sua permanência no mercado.
2.1.1 Enfoques para de gestão ambiental empresarial
Segundo Barbieri (2011) a empresa pode utilizar três enfoques para amenizar problemas ambientais ocasionados por determinado processo produtivo, tais como:
- Controle da poluição: baseia-se no estabelecimento de ações ambientais para diminuam os efeitos da poluição gerada por determinado processo produtivo, conforme exigências dos órgãos de controle.
- Prevenção da poluição: atua diretamente com mudanças de processos na fonte de produtos e serviços com a finalidade de impedir, diminuir ou transformar dos processos que originam poluição, ou seja, atua na fonte da poluição por meio da reciclagem interna. E ainda incorpora o uso sustentável e o controle da poluição.
- Abordagem estratégica: fundamenta-se no tratamento de problemas ambientais por meio de demandas estratégicas da empresa
[...]