Gerenciando Sob a Visão da Reengenharia
Por solange Lins | 20/07/2009 | AdmEmbora ainda não se possam julgar os resultados dos esforços implantados dentro de uma organização, o estudo já nos revela que um percentual bem elevado de pessoas se diz realizado com os pequenos e visíveis sinais da aplicabilidade da reengenharia estrutural e gerencial em suas vidas.
Os processos operacionais requerem que um maior número de pessoas se interesse em que tudo dê certo, tendo uma visão de que em função do crescimento gerencial, todos possam se tornar líderes de suas próprias atitudes, trazendo divisas para a organização que os representa. O nosso intento maior, não é deixar que as coisas sejam maquiadas, mas que se horizontalizem de tal forma que cada pessoa ligada por qualquer motivo à organização, se sinta um grande cooperador no sentido de crescimento e desenvolvimento.
Mas quem é realmente o grande gerente hoje? É cada um que se predispõe a somar e não somente passar como um ouvinte, paciente ou educador, que simplesmente chega, dá sua participação e sai, deixando pra trás apenas uma organização fria, onde não há a essência da unidade. O mundo globalizado moderno busca um efeito diferenciado entre pessoas e organizações, onde a competitividade deu lugar à amabilidade e troca de opiniões, passando cada um a ser um componente do grande mercado consumista.
A solução de um gerenciamento baseado na reengenharia visa tratar separadamente cada elemento, cada setor, cada seguimento; dando a dose certa da competência esperada por tantos. Seria impossível para qualquer grande administrador, trabalhar em um determinado painel organizacional, se os focos que necrosavam a organização, permanecessem alocados e posicionados no mesmo lugar.
Cabe, portanto a aplicabilidade de uma visão multifacetada e uma competência de comando, para que todas as coisas devidamente colocadas tenham uma resposta de pelo menos 90% de assertividade.
Outro fator de suma importância é a credibilidade de quem exerce e determina cada coisa. Se um líder é danosamente minado em seus intentos, fica difícil que qualquer organização passe de um posicionamento medíocre para uma posição de liderança no mercado.
Por tudo isto é que cabe a nós administrar com competência, revigorando valores que ao longo de nossas histórias fomos deixando que outros senões maculassem o que de mais valioso o ser humano foi dotado: o amor ao próximo revelado através de pequenos gestos de solidariedade. O calar diante de uma vontade destruidora da crítica mortal poderia fazer com que a organização perdesse em competitividade no mercado. Queremos cada vez mais formar pessoas que se multiplicarão através de outras, fazendo a história do todo.
Por tudo isto é que nos disponibilizamos em trabalhar com a visão da Reengenharia gerencial.