Gerenciamento de Rede

Por zeneide pereira cordeiro | 06/09/2016 | Tecnologia

 RESUMO

Pretende-se neste artigo mostrar o resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada em livros impressos e online disponíveis em bibliotecas virtuais de universidades públicas e privadas no Brasil sobre Administração de redes heterogêneas. Softwares de gerência de redes (clientes, servidores, gerentes e agentes). SNMP (Simples Network Management Protocol) Protocolos de gerenciamento: SNMPv1, SNMPv2, SNMPv3 RMON. MIB (Management Information Base) Desempenho e qualidade de serviços de sistema de computação. Monitoração de desempenho de sistemas reais.


Aplicações de gerenciamento de redes. O principal objetivo deste trabalho é explicar o que são os conteúdos citados anteriormente, mostrar suas características, função, importância, ferramentas, sistema, aplicação, além de analisar os parâmetros mais relevantes observados pelos administradores de rede, tais como: performance, facilidade de utilização e necessidade de recursos hardware e humanos. Espera-se que este estudo contribua para uma melhor compreensão de alunos e pesquisadores sobre os assuntos abordados nesta pesquisa.
Palavras chaves: Gerenciamento de redes de computador - Monitoração de sistemas - Tecnologias 2
¹ Graduada em Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior - Faculdade Laboro de São Luís - MA.


1. INTRODUÇÃO

Gerenciamento de Rede é o processo de controle de uma rede de dados visando maximizar sua eficiência e produtividade, atividade que monitora e controla os elementos da rede; físicos ou lógicos, assegurando certo nível de qualidade de serviço, o gerenciamento de rede pode ser definido como a coordenação, controle de atividades e monitoração de uso de recursos materiais: modens, roteadores etc.
Lógicos: protocolos. Fisicamente distribuídos na rede, assegurando, na medida do possível, confiabilidade, tempos de resposta aceitáveis e segurança das informações.
As redes de computadores foram concebidas, inicialmente, como um meio de compartilhar dispositivos periféricos tais como impressoras e modens de alta velocidade, existindo apenas em ambientes acadêmicos, governamentais e em empresas de grande porte. Devido à rápida evolução das tecnologias de redes aliada à grande redução de custos dos recursos computacionais, motivou a proliferação das redes de computadores por todos os segmentos da sociedade. O mundo da interconexão de sistemas de computadores ainda tem que conviver com a grande heterogeneidade dos padrões de redes, sistemas operacionais, equipamentos etc. Torna-se cada vez mais necessário o gerenciamento do ambiente de redes de computadores para mantê-lo funcionando corretamente, há necessidade de buscar uma maneira consistente de realizar o gerenciamento de redes para, com isso, manter toda a estrutura da rede funcionando de forma a atender as necessidades de seus usuários e às expectativas de seus administradores. O contínuo crescimento em número e diversidade de componentes das redes de computadores também tem contribuído para que a atividade de gerenciamento de rede se torne vez mais imprescindível. Os benefícios da integração dos sistemas computacionais de uma empresa, de natureza e portes diferentes, como forma de distribuir as tarefas e compartilhar os recursos disponíveis, são hoje uma realidade. As grandes redes corporativas, que são interredes formadas pela interconexão de pequenas redes locais, assumiram um papel fundamental para os negócios das empresas que delas se utilizam. Por este motivo, estas redes requerem um sistema de gerenciamento eficiente para que as 3
¹ Graduada em Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior - Faculdade Laboro de São Luís - MA.
informações da corporação estejam sempre disponíveis no local e no momento onde forem requisitadas.
Mediante o exposto, pretende-se neste trabalho mostrar o resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada através de textos impressos: livros, revistas de tecnologias, periódicos, jornais, teses, dissertações, artigos e monografias disponíveis em bibliotecas virtuais de universidades públicas e privadas e em sites acadêmicos sobre Administração de redes heterogêneas. Softwares de gerência de redes (clientes, servidores, gerentes e agentes). SNMP (Simples Network Management Protocol) Protocolos de gerenciamento: SNMPv1, SNMPv2, SNMPv3 RMON. MIB (Management Information Base) Desempenho e qualidade de serviços de sistema de computação. Monitoração de desempenho de sistemas reais.
Aplicações de gerenciamento de redes.
O interesse em pesquisar este conteúdo surgiu durante a realização da disciplina de Administração de Serviços de Redes, ministrada pelo professor Ms.
Luiz Aurélio Batista Neto, da Faculdade Laboro. Este professor propôs que todos os alunos matriculados nesta disciplina criassem um projeto de pesquisa bibliográfica com o tema: Revisão bibliográfica de administração de serviços de redes. Com o intuito de elaborar um artigo cientifico acadêmico, como requisito para obtenção da primeira nota desta disciplina.
O trabalho a ser realizado, de acordo com este projeto, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica independente, que será feito através de livros, revistas, jornais, em textos online disponíveis em sites acadêmicos e bibliotecas virtuais de universidades públicas e privadas sobre Softwares de gerência de redes (clientes, servidores, gerentes e agentes). SNMP (Simples Network Management Protocol) Protocolos de gerenciamento: SNMPv1, SNMPv2, SNMPv3 RMON. MIB (Management Information Base) Desempenho e qualidade de serviços de sistema de computação. Monitoração de desempenho de sistemas reais. Aplicações de gerenciamento de redes.
O principal objetivo da pesquisa é explicar o que são os conteúdos citados anteriormente, mostrar suas características, função, importância, ferramentas, sistema, aplicação, além de analisar os parâmetros mais relevantes observados pelos administradores de rede, tais como: performance, facilidade de utilização e necessidade de recursos hardware e humanos.
4
¹ Graduada em Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior - Faculdade Laboro de São Luís - MA.
Espera-se que este estudo contribua para uma melhor compreensão cientifica e critica de alunos e pesquisadores sobre os assuntos abordados, embora se compreenda que a gerência em redes de computadores torna-se tarefa complexa em boa parte por consequência do crescimento acelerado das mesmas tanto em desempenho quanto em suporte a um grande conjunto de serviços. Além disso, os sistemas de telecomunicações, parte importante e componente das redes, também adicionam maior complexidade, estando cada vez mais presentes, mesmo em pequenas instalações.
Para a realização deste trabalho que surgiu de um projeto de estudo sobre a pesquisa com o tema: Revisão bibliográfica de administração de serviços de redes e titulo; Administração de redes de computadores: gerenciamento e monitoramento buscou-se o respaldo teórico nos autores: DIEZ, Carmen Lúcia (2005), cuja leitura do seu livro Orientações para elaboração de projetos e monografias, proporcionou o entendimento sobre o que é uma pesquisa bibliográfica, qual o seu objetivo e o procedimento para a sua realização. NAHUZ, Cecília dos Santos, (2007), trata da organização e sistematização dos conteúdos que devem conter em um projeto de pesquisa, no seu Manual para normalização de monografias. AMARAL, Allan Francisco, (2010) no seu livro Arquitetura de computadores o autor escreve sobre a evolução, geração e sistema dos computadores. COUTINHO, Bruno Cardoso, (2010), trata na sua obra sobre Sistemas operacionais de conceituar, caracterizar a gerência de processos, memória e arquivos. RIOS, Renan Osório (2012), no seu livro Protocolos e Serviços de Redes faz uma introdução sobre o que são Protocolos e serviços de rede, o crescimento das redes de computadores e a internet, Serviços de redes cliente-servidor.
SANTOS, Cinthia Cardoso dos, (2012) no seu trabalho sobre Gerenciamento de Redes com a Utilização de Software Livre a autora destaca a importância do Gerenciamento e monitoramento de redes de computadores. E o trabalho sobre Comparação de ferramentas de gerenciamento de redes, do autor BLACK, Tomas Lovis (2013).
O corpo do trabalho é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica independente, elaborado através de livros, revistas, jornais, em textos online disponíveis em sites acadêmicos e bibliotecas virtuais de universidades públicas e privadas sobre Softwares de gerência de redes (clientes, servidores, gerentes e 5
¹ Graduada em Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior - Faculdade Laboro de São Luís - MA.
agentes). SNMP (Simples Network Management Protocol) Protocolos de gerenciamento: SNMPv1, SNMPv2, SNMPv3 RMON. MIB (Management Information Base) Desempenho e qualidade de serviços de sistema de computação.
Monitoração de desempenho de sistemas reais. Aplicações de gerenciamento de redes.
De acordo com a autora DIEZ, (2005) as pesquisas bibliográficas são aquelas que: "Se desenvolve tentando explicar um problema utilizando o conhecimento disponível a partir de teorias publicadas em livros e obras congêneres".
Compreende-se que para realizar este tipo de pesquisa o pesquisador irá levantar o conhecimento disponível na área, identificando as teorias produzidas, analisando e avaliando a sua contribuição para auxiliar a entender ou explicar o problema: o objeto de investigação. Seu objetivo é buscar compreender as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado tema-problema ou recorte, considerando-se a produção já existente.

 

Artigo completo: