Geração de escoamento superficial: o que seria a precipitação efetiva?

Por Luiz Felippe Salemi | 11/09/2012 | Ambiental

Geração de escoamento superficial: o que seria a precipitação efetiva?

 O solo normalmente apresenta uma certa quantidade de água em seus poros. Essa quantidade é variável sendo alta em períodos de chuva, e baixa em períodos de seca.

 Para gerar escoamento superficial devido ao encharcamento do solo, a água da chuva deve primeiro se infiltrar no solo e elevar a sua umidade até ele atingir o encharcamento. Essa quantidade de chuva, em termos de volume, será equivalente à porosidade do solo que ainda não está preenchida por água em momentos antes da chuva iniciar.

 Dessa forma, ao iniciar um evento de chuva, a parte da chuva que se infiltra no solo antes dele se tornar encharcado não serve para a geração de escoamento superficial. Só após o encharcamento é que a chuva que incide sobre o solo se transformará em escoamento superficial. Essa “parte” da chuva que realmente contribui para a produção de escoamento superficial é chamada de precipitação efetiva. Precipitações efetivas muito altas podem gerar grandes cheias nos rios, provocando a inundação de grandes áreas.

 Preparado a partir de:

 STEENHUIS, T.S.; WINCHELL, M.; ROSSING, J.; ZOLLWEG, J.A.; WALTER, M.F. SCS runoff equation revisited for variable-source runoff areas. Journal of Irrigation and Drainage Engineering, v.121, p.234-238, 1995.