Gêneros Literários
Por Simone Luiza Guimarães Reis | 20/02/2011 | LiteraturaGêneros literários
Gêneros literários são aqueles que possuem a finalidade estética e artística, onde o escritor tem a liberdade para criar e recriar.
Na esfera artística, os gêneros se multiplicam ou se combinam, e sofrem modificações quase constantes. Sendo que, desde as primeiras tentativas de classificação feitas por Platão e Aristóteles, na Grécia antiga, a literatura tem sido organizada por três gêneros básicos: o lírico, o épico e o dramático, correspondendo cada um deles à expressão de determinada experiência humana.
? Gênero é a maneira pela qual os conteúdos literários organizam-se em uma forma, por apresentarem características estruturais semelhantes.
_______________________________________________________________
Gênero Lírico
Trata-se de manifestação de um eu lírico, uma expressão de seu mundo interior, suas emoções, ideias e impressões. É um texto geralmente subjetivo, com predominância de pronomes e verbos em 1ª pessoa (EU) e que explora a musicalidade das palavras.
São várias as formas poéticas utilizadas pelos autores na produção de textos líricos, a mais conhecida é o soneto, que é um poema de quatorze versos, organizado em duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (tercetos), que surgiu no século XIII, na Itália.
Veja os versos de uma canção de Herbert Viana:
O calibre
Sigo palavras e busco estrelas
O que é que o mundo fez
Pra você rir assim
Pra não tocá-la. Melhor nem vê-la
Como é que você pode se perder de mim
Faz tanto frio, faz tanto tempo
Que no meu mundo algo se perdeu
Te mando beijos
Em outdoors pela avenida
E você sempre tão distraída
Passa e não vê, não vê
(Paralamas do Sucesso. Longo caminho. EMI, 2002.)
________________________________________________________________
Gênero Épico
Neste gênero há a presença de um narrador, que quase sempre conta uma história que envolve terceiros, isso implica em um distanciamento entre o narrador e assunto tratado. São tematizados os feitos grandiosos relacionados a personagens heroicas, representando sentimentos e valores coletivos.
Os verbos e os pronomes quase sempre estão na 3ª pessoa (ELE). Os textos épicos pressupõem a presença de um ouvinte ou uma plateia; são geralmente longos e narram histórias de um povo ou de uma nação, envolvendo aventuras, guerras, viagens, gestos heroicos e apresentam a valorização de heróis e seus feitos.
De acordo com a estrutura específica assumida pela narrativa, o gênero épico pode tratar-se de um romance (ficção, envolvendo várias personagens, pode tratar de diferentes temas, como conflitos pessoais, aspectos da vida familiar ou social), uma novela (menos complexo que o romance, o aspecto mais valorizado é o da ação, apresentando conflitos sucessivamente desenvolvidos), um conto (curto e simples, apresenta poucas personagens e um único conflito) ou uma fábula (possui caráter pedagógico simples e de curta duração, objetiva transmitir princípios de natureza moral e ética, seus personagens são objetos inanimados e a fábula recebe a denominação especial de apólogo).
Os poemas épicos intitulam-se epopeias. As principais epopeias da cultura ocidental são a Ilíada e a Odisséia, de Homero; Eneida, de Virgílio; Os lusíadas, de Luís de Camões; Paraíso perdido, de Mílton; Orlando Furioso, de Ariosto. No Brasil, entre os vários poemas épicos produzidos, os quais seguiram o modelo de Camões, destacam-se Caramuru, de Santa Rita Durão e O Uruguai, de Basílio da Gama. Leia a estrofe abaixo do poema épico Os Lusíadas, de Camões:
Já no batel entrou do Capitão
O rei, que nos seus braços o levava;
Ele, co?a cortesia que a razão
(Por ser rei) requeria, lhe falava.
Cumas mostras de espanto e admiração,
O Mouro o gesto e o odo lhe notava,
Como quem em mui grande estima tinha
Gente que de tão longe à Índia vinha.
Modernamente, também se chamam épicos certos filmes cujos temas são aventuras ou guerras que definem a história de um povo.
________________________________________________________________
Gênero dramático
O gênero dramático expõe o conflito dos homens e seu mundo, as manifestações da miséria humana. São do gênero dramático os textos escritos para serem encenados, ou seja, ao invés de serem contados por um narrador, a história é representada por atores. O texto se desenrola a partir de diálogos, obrigando a uma sequencia rigorosa das cenas e das relações de causa e consequência.
No drama também existe formas especificas, como a tragédia (tematiza as paixões e os vícios humanos) e a comédia (fatos comuns, criticando os costumes por meio do riso), sendo que durante a Idade Média, outras modalidades tornaram-se bastante populares: o auto (peça curta, na maioria das vezes de cunho religioso, representavam entidades abstratas como a bondade, virtude, gula, entre outros, fazendo com que o conteúdo fosse fortemente simbólico e moralizante) e a farsa (pequena peça, cujo conteúdo criticava situações dos costumes, consideradas como ridículas).
_________________________________________________________________
Gêneros narrativos modernos
No final da Idade Média, começaram a surgir alguns gêneros narrativos em prosa, como o romance e a novela, que ganharam mais prestígio com o declínio da epopeia, no final do século XVI. De um modo geral, pode-se dizer que os gêneros narrativos modernos (romance, conto, crônica, roteiro de cinema etc.) são da família do gênero épico, pois contam uma história ficcional; tendo como elementos básicos em sua estrutura o enredo, as personagens, o tempo e espaço narrativo, número de conflitos, desenvolvimento da ação, interiorização psicológica etc.
Referências:
CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. 5. ed. São Paulo: Atual, 2005. 1 v.
NICOLA, José de. Português: ensino médio. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2005. 1 v.
ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira; FADEL, Tatiana. Português: Língua, literatura e produção de texto. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2005. 1 v.