GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA ABORDAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

Por Fernando dos Santos Figueiredo Júnior | 12/07/2017 | Educação

Débora Paes Santos da Fonseca [1]

Fernanda Santos Duarte [2]

Fernando dos Santos Figueiredo Júnior [3]

RESUMO

O artigo ressalta o papel da professora na desconstrução de gênero. O objetivo principal deste trabalho é analisar a abordagem de gênero e sexualidade na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo que se baseia na revisão de literaturas como Jesus (2012), Luz, Carvalho e Casagrande (2009) e Teixeira e Magnabosco (2010). Os resultados deste estudo ratificam o quão é fundamental a relação harmoniosa entre o ambiente escolar e o ambiente familiar, já que ambos contribuem para a formação do sujeito. E, além disso, enfatiza a importância da inclusão de disciplinas nos cursos de licenciaturas que tratem exclusivamente das problemáticas, visando a formação de educadoras mais qualificados para a abordagem de gênero e sexualidade nas salas de aula.

Palavras-chave: Professora.  Escola. Gênero e sexualidade.

ABSTRACT

This article highlights the teacher's role in gender break up. The main objective of this work is to analyze  gender and sexuality approach in the school. It is a qualitative bibliographic research that is based in literature revews as Jesus (2012), Luz, Carvalho and Casagrande (2009) and Teixeira and Magnabosco (2010). The results of this study ratifies how much is important the harmonious relationship between school and family enviroment, as they both can contribute to the subject formation. And, besides this, it enphasizes the importance of inclusion of some disciplines in graduations courses that can deal exclusively with these problematics, aiming the formation of educators a little more qualificated to gender and sexuality approach in the classrooms.

Key-words: Teachers. School.  Gender and Sexuality

1 INTRODUÇÃO

 Na atualidade, os temas “gênero e sexualidade” vem sendo bastante discutidos no ambiente educativo, uma vez que a escola é tida como um importante espaço na construção do sujeito. Por isso, a[4] educadora tem um papel fundamental na desconstrução de pré-conceitos já enraizados na sociedade.

Desse modo, percebe-se que a função das professoras vai além do ensinar; está em construir, por meio do conhecimento, um olhar crítico a respeito da diversidade. Porém, a falta de material didático que aborde essas questões, e o despreparo das educadoras dificultam o aprendizado das alunas. Diante disso, cabe ao docente buscar ferramentas fora da academia, e, assim, organizar palestras, estimular discussões e promover dinâmicas nas salas de aula, com o intuito de esclarecer dúvidas frequentes de crianças e adolescentes sobre os temas.

Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a abordagem de gênero e sexualidade na escola. Assim sendo, faz-se necessário identificar os principais conceitos sobre gênero e sexualidade, detectar a atuação das professoras em relação à diversidade e enfatizar o papel da educadora na desconstrução de gênero. A metodologia deu-se através de pesquisas bibliográficas de caráter qualitativo, mediante a revisões literárias acerca do assunto. O referencial teórico baseia-se nas discussões de Jesus (2012), Luz, Carvalho e Casagrande (2009) e Teixeira e Magnabosco (2010), dentre outros. 

Sendo assim, o estudo e a abordagem sobre gênero e sexualidade na escola tornam-se relevantes, uma vez que ambos contribuem para a construção do ser. Em virtude disso, a relação entre educadora e aluna deve ultrapassar as fronteiras da sala de aula, o que colabora para a difusão do conhecimento mútuo.

Artigo completo: