Geme A Criação

Por Andrés Ayala | 15/10/2008 | Religião

Porque 22 milhões de pessoas são hoje refugiados ambientais, e outros 30 milhões tiveram que se deslocar das terras onde moravam por causa de catástrofes climáticas.

Porque em Madagascar tem sido talado 93% da floresta tropical e no Brasil se desmatam 36 km2 por dia da floresta amazônica.

Porque o processo de desertificação está tornando áridas grandes áreas de terras cultiváveis, principalmente nos países mais pobres.

Porque o efeito estufa continua aumentando a temperatura média do planeta, e os países mais desenvolvidos não fazem nada por diminuir a emissão de gases poluentes.

Porque os filhos de Deus, em sua grande maioria, nada dizem a esse respeito...

"…e viu Deus que tudo era bom." Toda a Criação é um cântico à bondade, misericórdia e amor do SENHOR. Uma variedade de cores, sons, cheiros e sabores que refletem a abundância de vida que Deus criou livre e liberalmente.

O pecado, que séculos de interpretacão individualista e idolátrica têm identificado exclusivamente com vícios morais individuais, fez do Paraíso um inferno de dor e carência. A atmosfera contaminada com toda sorte de gases tóxicos. As águas poluídas. Os animais e plantas sendo extingüidos em prol do lucro. E o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, reduzido a uma engranagem da máquina do consumo.

O Senhor da Vida criou tudo com sabedoria, generosidade e alegria (cf. Sl 104.24-29); para que todas suas criaturas vivessem em plenitude. Por que, então, geme a Criação?

O Baal dos últimos tempos, o Livre Mercado, que para ser livre escraviza e destroi à Criação toda, exige cada vez maiores sacrifícios diante do seu altar. Pede obediência e submissão. Oh, glórias do deus Mercado!: Pobreza, fome, poluição, alienação... E muitos, que se chamam a si próprios filhos de Deus, rendem culto ao ídolo de moda.

"A criação geme até a plena manifestação dos filhos de Deus."

Chegou a hora de sermos fiéis à integralidade do evangelho de salvação. A boa notícia diz que Jesus Cristo veio para que tenhamos vida, e vida em abundância. Essa vida abundante se traduz em paz, bem-estar, saúde e alegria para todos, e ninguém que se chame pelo nome de cristão deveria se conformar com menos. Chegou a hora de denunciarmos destemidamente a idolatria e a mentira da sociedade de consumo. Chegou a hora de proclamarmos com coragem a libertacão do SENHOR!

Mais uma vez o Libertador de Israel se levantará para destruir os ídolos que escravizam, enganam e negam a vida. Mais uma vez o Pai dos pobres se erguerá para defender àqueles a quem o sistema exclui. E veremos Suas maravilhas, e cantaremos de alegria.

"Quando sopras Teu Espírito, elas nascem; e renovas toda a Terra" Sl 104.30