GANHAR OU PERDER!
Por Mário Paternostro | 18/11/2010 | CrônicasGANHAR OU PERDER!
Ganhar ou perder, eis a questão! Uma vez Pierre de Cobertan disse: - O importante é competir, mas eu contrario afirmando que é necessário ganhar. Só a vitória é laureada. Aos derrotados resta um banho de lágrimas e consolo. Em tudo existe uma disputa, vencer é que é o detalhe. Espermatozóides correm desembestadamente em busca da vida, não há segundo lugar e raramente há um empate. A vida já mostra que ela é uma competição.
A todo tempo temos que dar o melhor, ser o melhor, pois não há piedade para derrotados. Quando criança, mostramos que quem é mais doce e gracioso é quem recebe mais afeto. Assim nos mostramos competidores. No colégio a busca pela melhor nota é que vai nos dizer se o nosso futuro é promissor. A seleção é impiedosa, e no vestibular é que sentimos o alivio da vitória ou o peso da derrota. Concursos públicos nos colocam à prova, perder é tempo perdido. Aliás, competimos com o tempo a toda hora, mas perdemos sempre, pois ele nos vence pelo cansaço. Resultado: Velhice! Até o amor exige uma disputa, pois temos que lutar às vezes e nos mostrar viris e belos, pra que assim ele nos escolha. Nada nos é dado sem uma boa briga! Temos que vencer e vencer, é a palavra de ordem. Superar-nos todo tempo é a regra, pois só assim podemos conseguir o que almejamos. A vida nos exige determinação e aplicação, negar isso é ficar pra trás no caminho da evolução.
Há sempre um pódio nos esperando e uma medalha de reconhecimento. Campeão é o título do vencedor, louros e aplausos são a recompensa para tal êxito. O que importa na realidade é derrotar adversários e alcançar o prêmio. Há muito custo a vida tenta vencer, mas uma hora ela perde e leva o tombo da morte. O sorriso briga, mas a lágrima quase sempre ganha. Tudo isso mostra que vencer tem que ser o resultado. Sendo assim, eu corro sempre em direção a linha de chegada, ofegante, mas determinado sempre. No meu refrão só quero cantar meu hino: - "Vencer, vencer, vencer..."!
MÁRIO SÍLVIO PATERNOSTRO