Ganhar Dinheiro Produzindo Conteúdo
Por John Crawford | 22/10/2012 | EconomiaA internet é um universo inexaurível de informação e conteúdo. Mas de onde vem todo este conteúdo? Como é possível aparecerem milhares de novos sites todos os dias e todos com conteúdo novo e fresco, tendo quer ser actualizados de tempos a tempos? Quem paga aos webmasters para produzirem um numero tão elevado de sites, quando a generalidade deles é livre. Salvo raras excepções, a navegação dentro dos sites é gratuita e livre para todos os visitantes.
A verdade é que os sites vivem de publicidade e há muita gente a ganhar dinheiro com isso, não precisa sequer de saber alguma coisa de informática e construção de sites para também ganhar dinheiro com este negócio. Basta ter conhecimentos sólidos numa área para poder ganhar algum dinheiro em part-time ou em full-time. Muitos webdesigners abrem novos sites sobre temas que muitas vezes ignoram completamente mas que ao apurarem que existe procura na internet sobre esse tema, criam um site especifico sobre esse assunto e compram conteúdo a terceiros. Isto quer dizer que para aqueles que não são webmasters podem contribuir para a criação de novos sites com textos, imagens, musicas, animações, folhas de calculo, etc...
Imagine que gosta de jogos, onde é o primeiro sitio onde vai procurar informação acerca deste assunto? Exatamente. Pode criar o seu próprio site ou blog aprender a fazer tudo sozinho, ou então pode inscrever-se em sites de freelancing onde muitos webmasters contratam quem lhes possa fornecer vídeos, textos, musicas acerca do assunto tratado nos seus sites.
Todos os negócios hoje em dia estão online, e a luta por conquistar audiência/trafego é cada vez maior, pelo que o conteúdo é rei. Os sites com melhor conteúdo serão aqueles que resistirão a longo termo por isso a busca por conteúdo de qualidade é cada vez mais uma preocupação dos webmasters.
Mais do que um hobby, a criação de conteúdo passou a ser encarado por muitas pessoas como uma carreira bem remunerada. Os chamados "Article Writers" ou "Ghost writers" são pessoas que entraram neste negócio a escrever artigos para terceiros sobre temas que dominavam. Muitos, com o tempo passaram a escrever sobre os mais diversos temas. Claro que isto implica algum estudo antecedente sobre os temas abordados nos artigos mas é uma forma de aumentar os cliente pois conseguem escrever com facilidade sobre vários assuntos.
Numa altura como esta quem sabe não é um inicio de algum bom para muita gente que já passa muito tempo prendida no computador. É um negócio que não precisa de qualquer tipo de investimento. Basta ter um computador com acesso á internet e vontade de escrever. Contudo o mercado é bastante competitivo, tanto temos concorrência de países como a India e as Filipinas como temos de estudantes universitários norte-americanos e europeus. Todos têm o seu preço e distinguem-se bem pela sua qualidade de escrita.
Por outro lado, também temos os dois tipos de webmasters, os que querem conteúdo com muita qualidade e estão dispostos a pagar por ela pois não querem abalar a imagem do seu site, como webmasters que querem conteúdo do mais barato e não se importam tanto com a qualidade.
João Crawford é autor do Blog Credito Pessoal. O seu mais recente post: Credito Pessoal BPI.