Freud e Breuer: O efeito "catártico".

Por Samuel Delgado Tavares | 14/02/2010 | Saúde

A reação do indivíduo ao trauma só alcança efeito "catártico" quando é adequada; por exemplo, a vingança. Mas, o homem encontra na palavra um sub-rogado do fato (anulação) com o auxílio do qual o estado afetivo pode ser também quase igualmente "descarregado por abreação" (processo em que os entimentos recalcados são liberados). Quando tal reação não chega a produzir-se por meio de atos ou palavras e, nos casos mais leves, por meio do choro, a evocação do fato conserva a princípio a acentuação afetiva.

A "descarga por abreação" não é, todavia, o único meio de que dispõe o mecanismo psíquico normal do indivíduo são para anular os efeitos de um trauma psíquico. A recordação do trauma entra, embora não tenha sido descarregado por abreação, no grande complexo da associação, justapondo-se a outros sucessos, quiçá opostos, a ele, e sendo corrigido por outras representações.
Assim, após um acidente, se unem à recordação do perigo, e à reprodução (atenuada) do susto a lembrança do curso ulterior do sucesso, isto é, a salvação, e a consciência da segurança presente.

"A evocação de uma ofensa não castigada é corrigida pela retificação dos fatos, pela reflexão sobre a própria dignidade, etc. e, deste modo, consegue o homem normal o desaparecimento do estado afetivo concomitante ao trauma, por meio de funções da associação".

AS RECORDAÇÕES QUE SE CONSTITUIRAM EM CAUSAS DE FENÔMENOS HITÉRICOS, CONSERVAM-SE COM MARAVILHOSA NITIDEZ E COM TODA ACENTUAÇÃO AFETIVA E ATRAVÉS DE LONGOS ESPAÇOS DE TEMPO. ADVERTIMOS, TODAVIA, QUE OS DOENTES "NÃO" DISPÕEM DESTAS RECORDAÇÕES COMO DE OUTRAS DE SUA VIDA. TAIS ACONTECIMENTOS ESTÃO TOTALMENTE AUSENTES NA MEMÓRIA DOS DOENTES, ACHANDO-SE ESTE EM SEU ESTADO PSÍQUICO ORDINÁRIO, OU SÓ APARECEM NELAS CONTIDOS, DE MODO MUITO SUMÁRIO.

DEMONSTRA-SE, COM EFEITO, QUE TAIS RECORDAÇÕES CORRESPONDEM A TRAUMAS QUE NÃO FORAM SUFICIENTEMENTE "DESCARREGADOS POR ABREAÇÃO" E, EXAMINANDO COM DETENÇA AS RAZÕES QUE O IMPEDIRAM, CHEGAMOS A DESCOBRIR PELO MENOS DUAS SÉRIES DE CONDIÇÕES, EM QUE NÃO EXISTIU REAÇÃO ALGUMA AO TRAUMA.

Finalmente, podemos, pois, dizer que as representações tornadas patógenas conservam-se tão frescas e cheias de sentimento porque lhes é negado o desgaste normal mediante a descarga por abreação ou a reprodução em estados de associação não coibida.

Referências:

Obras completas de Freud

HTTP://METAPSICANALISE.BLOGSPOT.COM