Franquias, um bom negócio para quem é bom de negócio

Por Glayton Caixeta | 30/09/2014 | Adm

Verificar quais as vantagens e oportunidades que oferecem as franquias para sua adesão é fator importantíssimo para a decisão de ingressar neste tipo de negócio. É preciso ter o máximo de lucidez e clareza para dar o primeiro passo nesta direção. Isso pode pode fazer toda a diferença no futuro.

É fato que o segmento franquias tem muitas vantagens, pois ele é um sistema formatado e conta com a força da marca que geralmente está consolidada. Este sistema traz consigo algo dificílimo de se ter em curto prazo, o conhecimento do público-alvo. Esta é uma herança e tanto. Também, alguns benefícios no mercado ficam disponíveis, tais como crédito bancário com taxas de juros competitivas e prazos estendidos. E ainda, o tempo de implantação e aderência do negócio é reduzido. A economia de escala em compras de maiores volumes é uma grande vantagem, porque além de vender bem, é preciso comprar bem. Isso  é possível quando o franqueador faz as compras para sua rede de franquias. No caso de propaganda e promoções os custos são também rateados e são da responsabilidade do franqueador, o que carateriza mais uma vantagem.

O aprimoramento ou lançamento de produtos é função do franqueador, que toma para si o dever de investir na criação ou manutenção de um produto competitivo. Porém, é preciso cuidado, porque mesmo que as franquias já tenham uma fórmula de gestão administrativa que deu certo e um produto testado e aprovado, isto não garante que todo franqueado de uma rede suba os degraus do sucesso. A personalidade e a performance do fraqueado influenciam e muito na administração, podendo chegar a impedir o êxito. A ausência de conformidade às regras e padrões, omissão de informações, ausência de diálogo, ausência do franqueador na operação, ausência de comprometimento de uma das partes, certamente são atitudes que podem macular a história de tal franquia. Fica aí a dica, há que se fazer sempre treinamentos sistemáticos, reciclagens, e é preciso determinação. Hoje em dia, existem softwares para gestão da retaguarda que apontam os erros e falhas na gestão e, se o diagnóstico não é bom, é hora de mudar.

Vale ressaltar que na escolha de uma franquia sugere-se anteriormente à assinatura do contrato decisivo, e durante o contrato também, que sejam analisados alguns pontos para garantir entre ambas as partes a boa convivência e o crescimento da loja.
Observar alguns pontos na proposta, tais como auditorias excessivas por parte do franqueador, inibição da autonomia do franqueado, contrato de longa duração, altas taxas para aquisição da franquia, pode evitar problemas. Ficar atento, analisar com calma, de preferência contratar um profissional para avaliar o contrato. Tem que ser tudo preto no branco.