Franquias de escola de idiomas x perfis adequados dos candidatos a franqueado
Por Park Idiomas Franchising | 19/05/2012 | AdmÉ muito importante que as redes de franquia de escola de idiomas tracem e determinem o perfil mais apropriado de franqueados para elas, visto que cada uma possui características distintas que farão a diferença para quem quer adquirir uma unidade. Sendo assim, o perfil mais adequado de franqueado mudará de acordo com o foco, método e plano de negócio da rede. Basear o processo de seleção nesses perfis é interessante tanto para a franchising quanto para o possível franqueado, que já será direcionado para um negócio com mais chances de dar certo e se conhecer melhor antes de concluir a negociação.
As redes de franquias que são mais tradicionais normalmente são mais estruturadas e mais rigorosas nessa seleção, mas o mais válido é que a franqueadora seja organizada, possua credibilidade e tenha valores claros e definidos que busca em seus franqueados. Isso significa que ela já sabe que o franqueado com perfil mais apropriado para a empresa terá mais chances de sucesso como integrante da rede.
Avalie a franquia de escola de idiomas
Um engano que geralmente é cometido tanto pelas franqueadoras quanto pelos candidatos à franquia é confundir o gosto com a aptidão pelo negócio. Ter facilidade com idiomas ou gostar de ensinar não é necessariamente o ideal para conduzir uma escola. Uma solução encontrada pelas redes para esse impasse foi separar o pedagógico do administrativo. Assim, um ótimo professor pode adquirir uma unidade em sociedade com um bom administrador e fazer o negócio dar certo. O mais importante é não deixar de pesquisar e analisar os detalhes operacionais da franchising sem levar em consideração a ligação afetiva que tenha com o produto ou serviço oferecido
Após esta avaliação, o candidato deve ter liberdade para conversar abertamente com a franqueadora, buscar o máximo de informações, trocar expectativas, fazer observações e testes. Como ainda não há compromisso, o possível franqueado pode aproveitar o momento para se informar e tomar uma decisão mais consciente em relação à compra e o franqueador pode avaliar e se certificar quanto às verdadeiras chances de sucesso do candidato.
Para atender às necessidades de uma franquia de escola de idiomas
Não interessa qual seja a marca, existem três necessidades fundamentais para se adquirir uma franquia: capacidade de gestão seguindo o padrão da rede; capacidade financeira de investimento de acordo com o necessário para a rede; motivação do candidato em integrar a rede.
Cada rede franqueadora tem um processo diferente para selecionar seus franqueados, então pode fazer a diferença procurar saber qual é o procedimento realizado. Além disso, fazer uma autoanálise para ter certeza de que se adequa ao que a franquia de escola de idiomas busca. É válido buscar opiniões de terceiros para auxiliá-lo, já que olhares externos podem ser construtivos na tomada de decisões.