Franquias de escola de idiomas - conheça a importância das convenções

Por Park Idiomas Franchising | 27/08/2012 | Adm

Reunir todos os franqueados pode ser uma experiência extremamente enriquecedora para as franquias de escola de idiomas, porém, existe ainda um certo receio entre os franqueadores. As dúvidas mais comuns são em relação a que tipo de atividades propor e se elas vão atingir as expectativas dos presentes, mas alguns também temem que esses encontros propiciem a formação de “panelinhas”, que não contribuem em nada com o desenvolvimento da rede, pelo contrário, podem se formar para fazer críticas e gerar situações constrangedoras com algum outro participante.

A verdade é que só aqueles que já estiveram em uma convenção podem afirmar o quanto esses eventos influem na maturidade e trazem benefícios para a rede. Isso é possível quando o franqueador se propõe a criar um ambiente de companheirismo, camaradagem, parceria e união, gerando uma cumplicidade que funciona como fator motivador e benéfico para o desenvolvimento da marca.

Assim, a convenção deve ser vista como um meio de comunicação da rede, pelo fato de ser presencial, oferece inúmeras opções para integrar todos os franqueados. Para algumas grandes franquias, a convenção já é o maior e mais aguardado evento do ano. Os franqueadores se aproveitam disso para aproximar ainda mais os franqueados, envolvendo-os na preparação com ideias e sugestões que vão da escolha do local até a programação de palestras, mantendo o formato do evento atraente e atual.

Convenções de franquias de escolas de idiomas alternam trabalho e lazer

No início, as convenções eram apenas uma espécie de workshop intensivo com uma carga imensa de palestras e poucas pausas, o que tornava o evento pesado, chato e não propiciava a interação e integração dos franqueados, o que não é nem um pouco interessante par a uma franquia de escola de idiomas.

Atualizando e remodelando formatos, chegou-se à conclusão de que a melhor programação para uma convenção intercala trabalho com lazer, tornando-a muito rica. As atividades incluem palestras, depoimentos de franqueados, apresentação de planejamento estratégico, dinâmicas de grupo e, em casos mais raros, até mesmo a presença de convidados de outra franquia para trocar experiências. Ou seja, aproveita-se o momento de encontro para oferecer conhecimento e relaxamento.

Atividades como gincanas e jogos, ou festas temáticas, por exemplo, proporcionam a união espontânea entre os franqueados, e todos sabemos que relacionamento é fundamental para o crescimento de uma franquia. Outro ponto importante e muito esperado é a premiação das franquias, que deve ser feita com critérios muito claros, pois isso, além de grande forma de reconhecimento, gera no franqueado a vontade de cumprir metas.

E por último, as convenções das franquias de escola de idiomas têm que trazer inovações! São elas as principais motivadoras e propulsoras de uma franquia.