Franquias de escola de idiomas - avaliação de desempenho

Por Park Idiomas Franchising | 14/06/2012 | Cursos

 Avaliar o desenvolvimento de cada unidade é fundamental para o sucesso da franquia de escola de idiomas. A franqueadora precisa saber quais são as necessidades de treinamento, as disfunções e identificar possíveis causas para baixo desempenho e solucioná-las. As avaliações possibilitam a aproximação entre a franchising e os franqueados e definem metas e resultados que devem ser alcançados em determinado período. Além disso, permitem a identificação dos colaboradores com potencial e condições para receberem cargos de nível maior.

 As avaliações de desempenho consistem na identificação do comportamento relacionado ao trabalho da equipe. Elas não são feitas apenas com um teste que apresenta resultado instantâneo, mas sim em forma de um processo dinâmico de acompanhamento da atuação dos funcionários e das metas alcançadas pela unidade. Existem inúmeras variantes a serem consideradas e o franqueador precisa analisar também se os resultados do franqueado estão em conformidade com o restante da rede, para identificar se há um problema específico de um local ou se ele é reincidente em outros, para verificar a existência de possíveis falhas em seu sistema.

 Dessa forma, o processo de avaliação mostra-se muito complexo para os franqueadores, assim como a definição de metas para os franqueados. Não existe fórmula clara sobre a melhor maneira de avaliar uma unidade, características como o tamanho da rede, a forma de remuneração do franqueador, o tempo de existência da rede, também se tornam grandes variáveis quanto à melhor forma de realizar a avaliação.

 Avaliando os alunos de uma franquia de escola de idiomas

 No caso de uma franquia de escola de idiomas também é de suma importância avaliar o desempenho dos alunos, para determinar formas de acompanhar a evolução deles; analisar a eficiência do método e a satisfação que sentem com o aprendizado. Nesses casos, a rede pode ter um sistema de análise pré-determinado que deve ser instituído pelas unidades, ou o franqueado pode ter que desenvolver seu próprio formato de avaliação.

 De qualquer maneira, os educadores de uma franquia de escola de idiomas precisam ser qualificados e capacitados para realizar esse trabalho e ter essa visibilidade em relação a cada aluno. Algumas formas simples instituídas pelas escolas para avaliar o desempenho dos alunos são: fichas de produtividade, com as quais o professor acompanha o número de exercícios feitos em sala e em casa, além da participação nas atividades e jogos; fichas de monitoramento, que acompanham a evolução do aluno em habilidades como compreensão, interpretação, pronúncia e escrita; reuniões em dias e horários pré-agendados, analisando o que precisa ser trabalhado com cada aluno ou turma. A franquia de escola de idiomas deve desenvolver um formato de acompanhamento dos alunos de acordo com o método de ensino trabalhado.