FORMAÇÃO DOCENTE: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO IFCE, CAMPUS CEDRO

Por Amanda Soares Bento | 14/05/2018 | Educação

A formação docente é uma temática educacional de enorme relevância, pois as universidades tem a responsabilidade de formar profissionais que são agentes transformadores da sociedade atuante (FREYBERGER, 2005). O presente trabalho expõe um relato das experiências vivenciadas pelos bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Cedro, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o intuito de analisar a contribuição do programa para a formação docente dos graduandos, identificando as atividades e as metodologias utilizadas em sala de aula, os anseios dos bolsistas no contexto escolar e a importância das atividades desempenhadas no programa para sua formação profissional. Para a obtenção da base dos dados utilizados para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa com trinta bolsistas, através da aplicação de questionários, nos quais os mesmos puderam evidenciar a contribuição do programa para a sua formação, através do relato de experiências. Os bolsistas relataram sobre a influência do programa ao proporcioná-los o contato inicial com os discentes, bem como acerca de seus objetivos ao desempenharem as atividades propostas durante os planejamentos, refletindo, dessa forma, sobre as práticas e as vivências realizadas ao longo do processo de formação. Os resultados apontam para a compreensão de que o PIBID tem sido essencial para a formação docente, pois promove o contato inicial dos graduandos com a sua futura profissão, além de proporcionar a aquisição de experiências profissionais através da proximidade com a dinâmica da sala de aula e com o contexto escolar como um todo.
Palavras – chave: Prática docente. Formação profissional. PIBID.

INTRODUÇÃO

A desvalorização dos profissionais da educação no Brasil requer atenção especial e necessita de práticas de incentivo ao exercício da docência para evitar a escassez de professores em determinadas áreas de estudo. Desse modo, para promover o incentivo e a qualidade da formação docente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES desenvolve um trabalho inovador na busca do aprimoramento dos mecanismos de fomento à pesquisa possibilita que os futuros docentes adequem-se ao contexto educacional atual e mantenham-se no exercício da docência.
O trabalho mencionado acima é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Este programa está implantado em inúmeros cursos de nível superior no Brasil, no entanto, iremos abordar acerca da contribuição do mesmo para a formação do professor de matemática, uma disciplina historicamente temida por estudantes de todos os níveis de ensino.
Diante de todos os embates que norteiam a qualificação do ensino e aprendizagem o PIBID também é um programa social, pois vislumbra uma educação pública uma aproximação das instituições de nível superior com as escolas públicas. Além disso, tende a cumprir o seu principal objetivo, o de qualificar a formação docente, atualizando os licenciandos ao contexto contemporâneo com a disseminação de metodologias de ensino inovadoras e tecnológicas.
Considerando o PIBID na formação do professor de Matemática, o programa proporciona aos licenciandos o primeiro contato com a sua futura profissão, estimula à percepção de fatores que norteiam o ambiente escolar e proporciona reflexões que direcionam a decisão pelo exercício da docência. Além disso, o programa permite que os bolsistas aprendam a desenvolver competências nos seus alunos, tornando a aprendizagem dinamizadora com base na análise prática das dificuldades deparadas e assim, poderem criar metodologias capazes de modificar o meio escolar.
Percebendo-se a necessidade de divulgar e socializar a importância do PIBID para a formação acadêmica dos graduandos, realizou-se o presente trabalho por meio de uma pesquisa de campo com trinta bolsistas que atuam no programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) – Campus Cedro. A pesquisa buscou evidenciar a contribuição do PIBID para o incentivo às práticas docentes, as metodologias empregadas pelos bolsistas na escola atuante e as atividades desempenhadas pelos coordenadores e supervisores do programa diante da preparação dos graduandos para ingressar no magistério.

[...]

Artigo completo: