Formação do mundo contemporâneo
Por lindamara oliveira souza | 23/06/2012 | Direito
Formação do mundo contemporâneo
Iluminismo
Era da racionalidade.
X
Absolutismo
Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
Eric Hobsbawn
Relação entre Historia, passado e trabalho do Historiador: Os historiadores são o banco de memória do passado. Na contemporaneidade, tendemos a confiar em tudo ou na maioria que nos é passado pelos historiadores, por ser referência.
Os tempos passados eram definidos como bons tempos, definam a utopia como nostalgia, pois é o retorno a moralidade, quando acreditam terem sido bons os tempos que vivera, mas que não voltam.
Manifesto do Partido Comunista
Reuniram-se em Londres vários comunistas para o tal do manifesto. Para Marx, a sociedade tem vivido por lutas de classes, tal diferenciação vem desde a Roma Antiga.
A burguesia surgiu no declínio do feudalismo, ainda assim, a luta de classes foram adiantes, surgindo os proletariados, trazendo a eles, nova forma de opressão.
Dos servos da Idade Média (feudalismo) vieram pois se tornar burgueses.
A Primeira Guerra Mundial
Teve origem a partir do Imperialismo, da Revolução Industrial e o Congresso de Viena, através do ódio criado entre rivalidades de nações por mercados exercidas pela concorrência.
Após a queda de Napoleão, o congresso de Viena, trouxe rivalidades pelo território dominado.
Tanto os franceses, como os italianos viram rivais da Alemanha pela ocupação em espaço territorial, tendo em vista a monarquia, como estabelecido a política.
França e Inglaterra ocuparam grande espaço nas terras africanas e asiáticas.
O território de Marrocos gerou disputa entre a Alemanha e França. França em virtude de um acordo com os egípcios recebeu grandes partes do território marroquino para dominação que melhor convir, o que conseqüentemente irritou a Alemanha, seu eventual desmembramento. No entanto, o trecho dado a Alemanha era insuficiente, trazendo ao invés de privilégios, prejuízos econômicos.
Daí Tríplice Entente x Tríplice Aliança