Formação de Professores em Língua Portuguesa...
Por Diego Bruno Oliveira Alves | 25/04/2017 | EducaçãoFormação de Professores em Língua Portuguesa Um modelo norteador
No primeiro bloco tem as seguintes novas características no atual acima:
- Atribuído a política de um único ministério Coordinationof específica sobre o sistema educacional em que estão inseridas todas as formas de treinamento. - Estende a educação básica e obrigatória para nove anos, dividido em três ciclos, com objetivos específicos, salvaguardando a coerência global, e define os apoios e condições que devem garantir ao Estado para ser eficaz e frequência alcançado por todos. - Determinar os objectivos gerais e os vários dispositivos públicas e pri • educação vaus para crianças antes de escolaridade obrigatória atribuída a um único ministério o papel de orientação, apoio técnico e educativo revê-las.
- Organizar o ensino secundário em diferentes formas nos últimos três anos contemplando predominantemente preparação para a vida ou o ensino superior de trabalho, contendo em todas as formas de formação técnica, tecnológica ou profissional, integrando o décimo segundo ano no ensino secundário. Atribuído em vários níveis de escolaridade um excelente local de treinamento técnico, tecnológico e profissional. Definir os objetivos de ensino superior que integra dois tipos de escolas: universitários e politécnicos: estes organizar cursos e graus atribuídos ao grau, ou outro pode chegar instrissico ao Mestrado (PhD) e doutorado.
- Determinar as regras flexíveis de agrupamento e possível integração destes dois tipos de escolas, acesso, louvor e testes de freqüência, ambos os cursos a nível nacional e de grupos ou cursos relacionados. Consagra a integração de alunos com deficiência em escolas regulares com programa educacional e apoio psicoeducacional, também fornece e orienta a escola, sendo uma escola de profissionalização de saúde.
Estabelece recorrente e educação de adultos como uma segunda chance ensino básico e secundário. Inclui a educação formal no sistema de ensino e relé aceita o papel que eles desempenham associações recreativas, estudantes, etc. Valora educação a distância que insere a Universidade Aberta, apoiado por recursos multimídias e novas tecnologias de informação.
- Incentivar a criação de escolas portuguesas em países com um oficial da liga Portuguesa e comunidades migrantes em outros países. Determinar os princípios que devem seguir os estabelecimentos escolares e edifícios existentes para combater as assimetrias regionais e garantir a flexibilidade e versatilidade, presta especial atenção aos recursos educativos destacando livros didáticos, bibliotecas e bibliotecas de mídia, laboratórios, centros de recursos regionais e apoio. Estabelece que a formação de todos os professores e educadores é realizada em cursos de ensino superior em escolas ou universidades e a formação inicial é complementada com formação contínua numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. Ele estabelece alguns critérios gerais que devem reger a progressão na carreira dos profissionais da educação que se destacam na avaliação das atividades exercidas e competências adquiridas. Definir os princípios que devem obedecer à administração do sistema educacional a níveis nível central, regionais e locais, enfatizando os princípios da democracia e da participação dos envolvidos, bem como se conectar com a comunidade.
Conselho Nacional de Educação, onde todas as forças culturais e econômicas envolvidas são constituídas, em busca de um consenso sobre a política de educação. Esta estrutura compreende como visto em três diferentes níveis: primária, secundária e ensino superior. Educação básica se desenrola ao longo de nove anos e está organizado em três ciclos seqüenciais sem próprio nome, mas com números: 1ª, 2ª e 3ª. O primeiro ciclo dura quatro anos, o segundo de dois anos e os terceiros três anos. Começa aos 6 anos e termina em 15 de abrangendo o que é chamada a escolaridade obrigatória.
A administração dessas escolas é a participação democrática todos os níveis, exceto para os estudantes: professores, famílias e pessoal não docente. O ensino secundário compreende três anos, constituindo um único ciclo cursos que cobrem o 10º, 11º e 12º anos de escolaridade entre 15 e 18 anos de idade. O ensino superior é dividido em dois tipos: universidade e ensino politécnico. A duração dos cursos de ensino superior é variável, e há um sistema também complexa relativamente complexo dos graus e diplomas com uma articulação. Pré-escolar e regular pode ter lugar em escolas ou creches, e outros estabelecimentos. A educação básica é feito em escolas em centros remotos, etc., ou seja, tem um alto nível de flexibilidade. Os tipos de centros contemplados no ensino superior não são mais de 20, de acordo com os ciclos e níveis ensinados, mas as importantes de educação básica são: Escolas contendo todos os ciclos do ensino básico.
- Escolas contendo todos os ciclos do ensino básico e do ensino secundário também.
- As escolas com o primeiro e segundo ciclos do ensino básico.
- As escolas com 2º e 3º ciclos do ensino básico
- Escola contendo os 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino médio também.
Os tipos de escolas são variadas e os sistemas de ensino nacional também são formas diversificadas, deixando muito aberto tanto para o Governo e a educação do campo em particular Administração destes espaços.
-
Formação inicial de professores Ensino Básico e Secundário
2.1 Antecedentes e quadro jurídico
O quadro jurídico para a formação de professores no Brasil canalizou através de duas redes separadas: rede de escolas de formação de professores do ensino primário e rede escolar para formar professores secundários. Estas duas redes têm procedido de várias maneiras, nem sempre convergentes historicamente destacando as seguintes fases:
Professor escolas de formação primária
- Normais Primárias Escolas (1862-1930)
- Escolas de Ensino Primário (1930- 1980)
- Faculdades de Educação (1980 até o presente).
Faculdades de formação de professores secundárias
- Ativação do Curso Secundário Professores (1901-1916)
- Altas Escolas Normais (1.916-1.930).
- Universidades, desde os anos sessenta.
A formação de professores é atualmente regida pelo Título V da Lei Básica e distingue várias seções da formação inicial para o ensino primário e secundário, através da qualificação para o ensino superior, formação e carreira docente. Graus e diplomas de ensino superior são variados como mostrado na tabela a seguir:
UNIVERSIDADE DE EDUCAÇÃO
|
ENSINO POLITÉCNICO
|
Bacharelado (a)
|
Bacharelado
|
Licenciatura
|
Licenciatura (b)
|
Mestrado
|
|
Doutorado
|
|
"Diploma de Estudos Superiores Especializados (DESE)
"Outros diplomas e certificados de cursos de curta duração |
(a) Apenas em determinados programas de formação profissional para os professores.
(b) Usando um grau bi-encenado, por justaposição coerente de um bacharelado e um curso de ensino superior especializado.
- nível organizacional:
. Formação flexível, reciclagem e permitindo mobilidade PRO • professores de treinamento adicional através coordenada com a formação inicial e formação contínua, e pode também tomar outra formação.
. Formação integrada, associando uma articulação científico-educacional entre teoria e prática com base na prática metodologias de preparação.
- formação participativa levando a uma prática pensativo e continuada de auto-informação e auto-aprendizagem.
-Plane referência:
- formação criativa, o que estimula a inovação e a investigação com referência à realidade social e atividades educacionais de uma perspectiva ativa e crítica.
2.2.- formação inicial de professores do ensino pré-escolar e educação primária e secundária.
Há seis programas de formação específicos para professores relacionados com:
1) formadores pré-escolar.
2) Os professores 1º ciclo do ensino básico.
3) Os professores 2º ciclo do ensino básico.
4) Os professores 3º ciclo do ensino básico.
5) professores do ensino secundário.
6) Os professores disciplinas profissionais, vocacionais e artísticas (formados com especialização)
Para cada um destes programas de treinamento são especificados nas descrições por julgar ser relativas:
- Grau ou diploma comprovativo da formação.
- Qual é a instituição está habilitado para treinamento.
- Modelos de programa de treinamento.
- O campo de treinamento.
Formação de professores de pré-escolar e elementar-júnior adquirida em escolas de ensino superior ou institutos politécnicos com um número de créditos estabelecidos ao longo de três anos que podem ser tomadas diversas especialidades. Formação de professores de menor primária é superior, se a universidade ou politécnico, em todas as áreas de formação: acadêmico, artístico, profissional, vocacional, tecnologia, educação física e esportes, etc.
[...]