FOME OCULTA, VOCÊ SABE O QUE É?
Por Izaara Alvarenga | 24/08/2009 | SaúdePodemos definir fome oculta como sendo um estado fisiológico transmitido do sistema digestivo para o sistema nervoso, acompanhado por sensações desagradáveis provocada pela ausência de alimentos.
Fome oculta é uma carência nutricional de vitaminas e minerais, conhecidos também como micronutrientes. É um problema que afeta todas as classes sociais assim como também não distingue idade e sexo, já atinge um quarto da população da população mundial.
Os sintomas na maioria das vezes somente são percebidos a longo prazo, alguns deles:
. Dores musculares: o individuo que pratica atividade física ou até mesmo atividades diárias mas não repõe os nutrientes perdidos;
. Fraqueza, cansaço e indisposição;
. Dificuldade de concentração;
. Maior vulnerabilidade a infecções: queda do sistema imunológico.
As vitaminas possuem funções semelhantes umas as outras, mas também apresentam funções especificas, então as conseqüências quanto a carências das mesmas estarão relacionadas ao tipo de vitamina especifica.
Quanto aos minerais, destaca-se a anemia que se faz pela ausência de ferro no organismo.
Aparentemente, você, caro leitor, pode pensar que a fome oculta é algo simples, mas o preocupante é quando os sintomas não são percebidos e então ao longo do tempo as conseqüências aparecem em forma de doenças, como o câncer, osteoporose, hipertensão e problemas cardiovasculares, tudo isso acontece porque os nutrientes que combatem essas doenças estão em falta no organismo.
Como já dito nos artigos anteriores a este, não é preciso muito para se ter qualidade alimentar, uma alimentação rica em verduras, frutas, cereais integrais e os macronutrientes, como carboidratos, proteínas e lipídeos se fazem fatores protetores deste mal.
Alimentação colorida, equilibrada, balanceada e desta forma saudável é o melhor remédio para se prevenir e até mesmo se recuperar da fome oculta.
Assim como os excessos fazem mal a saúde, a escassez também geram problemas sérios a saúde.
Atitudes e escolhas saudáveis só fazem bem a saúde!
Evite o consumo de alimentos industrializados e embutidos, excesso de sal, gordura e açúcar. E opte por alimentos in natura. Pratique uma atividade física e tenha prazer em viver, sorria e seja feliz!!! Boa semana!!!
Izaara Alvarenga
Nutricionista