Fique ligado na internet pela tomada

Por Roberto Soares Costa - @robertocosta | 14/09/2009 | Tecnologia

 As surpresas chegam e surpreendem. Aprovadas as regras para transmissão de internet através da rede elétrica, já podemos crer que em pouco tempo, milhões de brasileiros terão mais facilidade no acesso à internet. Principalmente para moradores da zona rural, onde a conexão depende  de comunicação móvel  e   da existência de torres de transmissão,

É uma alternativa que pode diminuir a desigualdade e permitir que um público muito maior seja inserido no mundo digital e que faça uso de todas as ferramentas e oportunidades propiciadas neste ambiente. Os custos dessa nova forma de transmissão ainda não foram definidos, mas os testes já estão acontecendo.

O que lamentamos é o fato de que se essa alternativa já era possível e já funcionava em outros países, por que estamos sempre atrasados? Primeiro pagamos pelos péssimos serviços de internet discada, depois pagamos pelo serviço mal prestado, pelas empresas de telecomunicações que detém o monopólio, para ter  banda larga. E somente agora, para muitos uma grande surpresa, a aprovação da internet banda larga via rede elétrica.

Mas antes tarde do que nunca. A notícia é boa e real. Através de um modem especial, conectado a qualquer tomada da casa, a conexão se dará por meio de cabos de fibra óptica. Não será preciso nenhuma quebra de parede para colocação dos cabos. As velocidades de conexão estão sendo testadas e em relação à qualidade, pode ser  prejudicada se no momento do uso algum outro aparelho doméstico estiver sendo usado, mas  para isso, basta utilizar um pequeno filtro que o problema já é solucionado. Então o que devemos fazer é comemorar, mais uma vez o Brasil vivendo as tecnologias de primeiro mundo.

Brasileiros de qualquer cantinho poderão conhecer e fazer parte da vida moderna e veloz. A vida online. Onde a informação não tem limites e os conhecimentos estão disponíveis para quem quiser acessá-los. Poderão usufruir também das gratuidades  e facilidades oferecidas na rede, sem discriminação ou limitações.