Filosofia Universica e a Educação do Homem integral

Por hederson manoel dias | 12/10/2016 | Filosofia

RESUMO

Neste artigo exponha as bases da Filosofia Universica educador, teólogo,filósofo humanista e autor de 65 livros Huberto Rhoden,o objetivo é expor o seu pensamento do filosofo que deu origem para os estudos e formação da teoria filosófica da constituição cósmica do ser humano ,colocamos o leitor em contato com a historia do filosofo que não é de conhecimento dos meios acadêmicos brasileiro mais muito famoso e estudado fora do pais e em instituições como a American University, de Washington, D.C onde regeu as cátedras de Filosofia Universal e de Religiões Comparadas, durante cinco anos. Usando seu rico acervo citado anteriormente para desenvolver o artigo e pesquisando áudios do autor para realizar e aprofundar a ideia da Filosofia Univérsica, tendo em vista não só um tratado de pensamento filosófico de uma ideia para o desenvolvimento humano voltado para uma educação integral do homem, corpo, mente e espirito. Este artigo foi realizado a fim de divulgar a fundo a Filosofia Univérsica e colocar o educador, teólogo, filósofo e humanista Huberto Rhoden definitivamente no hall dos filósofos brasileiros.

HUBERTO RHODEN FUNDADOR DA FILOSOFIA UNIVÉRSICA

Huberto Rohden (1893-1981) foi professor, filósofo, conferencista e escritor com mais de 65 obras sobre Ciência, Filosofia e Religião, várias delas traduzidas para outras línguas, inclusive o Esperanto e até mesmo em Braille, para institutos de cegos. Rohden nasceu em Tubarão, Santa Catarina, Brasil. Fez estudos no Rio Grande do Sul. Formou-se em Ciências, Filosofia e Teologia em Universidades da Europa - Innsbruck (Áustria), Valkenburg (Holanda) e Nápoles (Itália). De regresso ao Brasil, trabalhou como professor, conferencista e escritor. Publicou mais de 60 (sessenta) obras sobre ciência, filosofia e religião, editadas pela Editora Vozes (Petrópolis), União Cultural (São Paulo), Editora Globo (Porto Alegre), Livraria Freitas Bastos (Rio de Janeiro), Fundação Alvorada e outra editoras. Rohden não está filiado a nenhuma igreja, seita ou partido político. Fundou e dirigia o movimento mundial Alvorada, com sede em São Paulo. De 1945 a 1946 teve uma Bolsa de estudos para Pesquisas Científicas, na Universidade de Princeton, New Jersey (Estados Unidos), onde conviveu com Albert Einstein e lançou os alicerces para o movimento de âmbito mundial da Filosofia Univérsica, tomando por base do pensamento e da vida humana a constituição do próprio Universo, evidenciando a afinidade entre Matemática, Metafísica e Mística. Em 1946, Huberto Rohden foi convidado pela American University, de Washington, D.C., para reger as cátedras de Filosofia Universal e de Religiões Comparadas, cargo esse que exerceu durante cinco anos. Em 1952, fundou, em São Paulo, a Instituição Cultural e Beneficente Alvorada, que mantém cursos permanentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, sobre Filosofia Univérsica e Filosofia do Evangelho, e dirige Casas de Retiro Espiritual (ashrams) em diversos Estados do Brasil. Em 1969, Rohden foi chamado a Portugal para fazer conferências sobre autoconhecimento e auto-realização. Em Lisboa, fundou um setor do Centro de AutoRealização Alvorada. Fundamentalmente, toda a obra educacional e filosófica de Rohden divide-se em quatro grandes segmentos: 1) a sede central da Instituição (Centro Auto - Realização), em São Paulo, onde são ministrados cursos e horas de meditação; 2) o ashram, situado a 70 quilômetros da capital, onde são dados, periodicamente, os Retiros Espirituais, de 3 dias completos; 3) a editora MARTIN CLARET, de São Paulo, que difunde, através de livros e cassetes, a Filosofia Univérsica; 4) um grupo de dedicados e fiéis amigos, alunos e discípulos, que trabalham na consolidação e continuação da sua obra educacional. À zero hora do dia 7 de outubro de 1981, após longa internação em uma clínica naturalista de São Paulo, aos 87 anos, o professor Huberto Rohden partiu deste mundo e do convívio de seus amigos e discípulos. Suas últimas palavras, em estado consciente, foram:" Eu vim para servir a Humanidade".

1. INTRODUÇÃO

Filosofia Univérsica (Huberto Rhoden) A Filosofia Univérsica Tratada pelo autor no livro "Setas Para o Infinito" ele assume a posição que sua filosofia nada tem haver com as filosofias tradicionais como as platônicas, aristotélicas, tomista, Kantiana, mas aceita todas para basear suas bases, cita como modelo o universo integral - a causa e efeito, sendo o homem como um canal de manifestação. Acrescenta e sua filosofia crenças orientais Brahma e sua filosofia, Maya "ilusão" discorre que o universo é a essência da existência, causa e efeito, infinito e finito, eterno temporário, imanifesto e manifesto indo um pouco de encontro com a ideia de Schopenhauer do véu de Maya. Na filosofia Univérsica, o cosmos é tomado com base e diretriz do pensamento e da vida humana, porque as leis que regem o macrocosmo sideral regem também o microcosmo hominal. Afirmação esta que possui raízes obvia no hermetismo especificamente no conhecido princípio de correspondência. O que esta em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. Ou seja, Hermes Trimegistrus já afirmava o que é verdadeiro no macrocosmos é também o verdadeiro no microcosmos e vice - versa. Huberto Rodhen cita em diversas obras que sendo o Universo Infinito e Finito, Eterno e Temporário - a indestrutível realidade do macrocosmo sideral não pode deixar de ser também a lei que rege o microcosmo hominal; o homem deve tornar-se livremente o que o Universo é automaticamente; deve fazer de si a mesma harmonia que o Creador fez do Cosmo sideral e atômico. O homem univérsico ou integral é uma harmonia creada pelo seu livrearbítrio. Com a base de seu pensamento filosófico criou uma teoria sobre um sistema inovador de educação, tratou do assunto em seu primeiro texto do livro "Educação do Homem Integral" coloca a questão principal e paradoxal da educação, não é possível educar, um aloeducação não é possível, a única educação verdadeira é a autoeducação.

[...]

Artigo completo: