Filosofia E Deus

Por Edi Mail Bohrer | 05/01/2007 | Religião

Como professora de Filosofia, tento me utilizar dela para aprimorar meus conhecimentos através do uso da razão, do raciocínio. São conhecimentos que visam encontrar respostas aos questionamentos sobre a vida, a morte, o surgimento do universo, o bem, o mal e tantas outras perguntas.

Sabemos que o mito era muito usado no passado como forma de explicar esses vários questionamentos e, era algo que não aceitava crítica, pois nele encontrava-se o que era sagrado, haja vistas que os personagens do mito não são simples humanos; são deuses ou heróis civilizadores.

Na verdade, a mitologia estava recheada de interesses das classes que detinham o poder e serviam como forma de manter seus privilégios.

É com os gregos que surge a linguagem filosófica e a tentativa de substituir o mito pela razão, trazendo novos conceitos sobre a verdade. Os filósofos começaram a buscar uma verdade que seria tão abrangente quanto irrefutável e, essa verdade estaria libertando o homem da tirania das classes religiosas.

Eis aí o ser humano interpretando a realidade do mundo onde ele vive sem temer a fúria dos deuses. Os primeiros filósofos gregos criaram novos conceitos para a existência da natureza. Tudo o que existe pode se dar a conhecer. Para isto, basta querer, basta saber observar e interpretar.

Hoje, graças aos valores que foram fundamentados através da razão, o homem toma conta de si e orienta a sua vida. Somos livres. Nós fazemos as nossas próprias escolhas.

A partir disso, estamos agora, assumindo a conseqüência das nossas escolhas. A liberdade é usada por todos de várias formas. Nós não vivemos sozinhos no mundo. Sendo assim, recebemos diariamente uma imensa carga de informações. Estamos na era da informática, da comunicação. Precisamos ter cuidado para não estarmos dirigindo nossas vidas sob o comando de outros. Temos que ter convicção do que somos e do que queremos para nós. Somos seres humanos dotados de razão e consciência. Somos capazes. O ser humano pode conhecer, e aceitar ou não o que lhe é apresentado, inclusive no âmbito da fé. A grande maioria dos seres humanos, precisa e quer crer em um Deus, ou em vários deuses. Cada um tem o direito de escolher no que ou em quem quer acreditar.

Eu, particularmente, preciso crer que quando acordo todas as manhãs, é porque Deus cuidou da minha vida enquanto eu dormia. Quando digo que preciso crer, é porque assim creio eu. Quando vou para o meu trabalho, Deus está presente. Quando me preparo para exercer minhas atividades, é Deus que está me proporcionando este momento, pois foi Ele que me dotou de raciocínio, de inteligência. Ele me proporciona organizar minha mente de tal maneira, que os conhecimentos adquiridos tomam forma, através da escrita ou da palavra.