Filhos - educação e comportamento
Por Wagner Ricardo | 12/03/2012 | FamíliaOs filhos são parte integral da vida, mas socializar ele com os amigos e puder fazê-lo. Quando você visita uma casa de familiares ou amigos, espera-se que os filhos tenham um comportamento exemplar – sempre esperamos que o comportamento deles seja ainda melhor do que em casa.
Ficam algumas dicas para ajudar em uma saída mais social com as crianças.
Crie alguns sinais:
É necessário que tenha algum sinal gestual, que sempre que você o faça, os seus filhos saibam logo que estão fazendo algo que não deve, e que devem parar imediatamente com isso, sem que você fale qualquer coisa. Por exemplo, comece a ensinar aos seus filhos que quando levantar o indicador ou quando tocar no queixo, ele deve parar o que está fazendo imediatamente, porque não é apropriado. Desta forma poderá avisar os seus filhos sem deixa-los envergonhados, ou crie qualquer outro tipo de sinal.
Explique as regras básicas:
Com tempo, antes de sair de casa, explique aos seus filhos o que é esperado deles: que não corram pela casa, que cumprimentem as pessoas, que não devem colocar os pés em cima das mobílias, que devem comer sem se queixarem, que não deve gritar e outros.
Evite as surpresas: Explique ao seu filho o que é que vai acontecer durante a visita: “Olha o papai e a mamãe vão visitar uns amigos, vamos almoçar com eles e com o filho dele, que é da tua idade, e você e ele vão brincar juntos.”
Leve entretenimento:
Se vai visitar amigos ou familiares que não têm crianças, e você sabe que não vão existir distrações para eles, então leve entretenimento para que os seus filhos não se sintam aborrecidos. Leve pequenos jogos ou livros de desenhos para eles colorirem.
Prepare-se:
Se apesar dos sinais, o seu filho não parar o que está a fazendo, pegue nele e leve-o para fora de casa, ou para um local onde outras pessoas não vejam, e lembre a ele o que você falou antes de sair de casa.
Observe o local:
A casa dos seus amigos ou familiares pode não ser à prova de crianças, o ideal é tentar logo achar qual será a área da casa onde que o seu filho possa brincar sossegado enquanto conversa com as outras pessoas, isso é crucial.
Previna os problemas:
Se não existir na casa um local onde a criança possa brincar em segurança, sem a possibilidade de estragar nada, onde exista a probabilidade de algo ser quebrado ou estragado pela criança, o ideal é avisar ao dono da casa dessa possibilidade, dizendo algo como “Nossa essa peça é lindíssima, mas como sei que o meu filho vai querer pegar nela, por favor tem como você colocar em um lugar mais seguro, onde ele não consiga pegar?”. Se o espaço da casa for mesmo problemático o ideal é perguntar ao dono da casa se podem ir para outro lugar, ou até mesmo para o jardim.