Festa da Padroeira ou Madroeira?

Por FRANCISCA NILMA DA SILVA SOUSA | 20/10/2016 | Religião

 Festa da Padroeira ou Madroeira? Ana Priscila Soares Bezerra1 Francisca Nilma da Silva Sousa2 Katiúscia Mara de Oliveira Silva3 Luziana dos Santos4 Regisgardênia Gomes Lima5 RESUMO O propósito inicial na elaboração deste trabalho, é tratar a temática "Festa da Padroeira ou Madroeira na cidade de Palhano-CE. Para isso, foi realizada uma pesquisa descritivaexploratória com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada através de entrevista com roteiro semiestruturado com os fiéis da própria comunidade.
Palavras-Chaves: Festa; Padroeira; Temática; Fiel.
1 INTRODUÇÃO A origem das festas está no uso que se encontra em todos os grupos humanos, de dividir o tempo em fases distintas, havendo ritos especiais para marcar o dia que assinala a passagem de um período para o outro. Com o passar do tempo, à proporção que o grupo atingia uma vida religiosa mais intensa, estas solenidades adquiriram um caráter mágico, o de agradecer às divindades as boas colheitas ou suplicar o afastamento dos malefícios (MEGALE, P. 64, 1999).
Todas as religiões estabeleceram datas para comemorar os fatos litúrgicos, aparecendo através dos tempos e dos povos: o engalanamento, as máscaras, os disfarces, os trajes especiais, a música e a dança. No entanto, o cristianismo foi que deu nova orientação às festas religiosas. A Igreja determinou certos dias para que fossem dedicados ao culto divino, considerando-os dias de festa (MEGALE, P. 64, 1999).
 1 Mestranda em da Educação pela Florida Christian University 2 Mestranda em da Educação pela Florida Christian University 3 Mestranda em da Educação pela Florida Christian University 4 Mestranda em da Educação pela Florida Christian University 5 Mestranda em da Educação pela Florida Christian University
"O catolicismo brasileiro nasceu e se desenvolveu sob a proteção e a dependência do padroado português. Este aspecto histórico que ficou inalterado ao longo dos três séculos do período colonial, conferiu ao catolicismo brasileiro uma conotação particular: ele permaneceu, sobretudo, leigo, com um caráter claramente medieval" (REESINK ,1977:127).
A escolha do tema surgiu pela aproximação dos festejos da Padroeira Nossa Senhora da Conceição em Palhano-CE, bem como a possibilidade de se trabalhar melhor a temática.
2 METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa do tipo descritivo-exploratória com abordagem qualitativa. Descritivas porque têm por objetivo estudar as características de um grupo. E exploratória por tratar-se de um estudo que avaliará ações praticas através de opiniões e o grau de satisfação do usuário (BONITA; BEAGLEHOLE; KJELLSTROM, 2011).
É ainda qualitativa, pois os seus dados serão demonstrativos de uma realidade específica e delimitada, a partir da análise dos documentos. Nesse sentido, KÖCHE (1997, p.
122) reforça o aspecto do objetivo da pesquisa bibliográfica: "conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado tema ou problema, tornando-se instrumento indispensável a qualquer tipo de pesquisa".
O estudo foi realizado no município de Palhano-Ce, e é válido salientar que desde a década de 30 do século XX que a Comunidade Católica venera a Imaculada Conceição como sua Padroeira, na sede do município, se estendendo a todas as comunidades. "Essas festas, já completamente controladas pela igreja, marcavam significativamente a autoridade do padre em todas as atividades religiosas..."(Zaluar, 1983: 65).
A coleta de dados foi realizada no período de 28/11/2015 à 08/12/2015, momento esse que junta os devotos em novenários, missas ou missa solene, as procissões, as orações coletivas e outras ações festivas em tributo a Nossa Senhora da Conceição.
Os sujeitos da pesquisa foram compostos por fiéis que participavam das comemorações alusivas ao dia da Madroeira.
A técnica para coleta dos dados se deu por entrevista utilizando como instrumento um roteiro semiestruturado, realizadas com fiéis. O estudo avalia os aspectos relacionados à troca da palavra Padroeira por Madroeira.
Discussões entre a mudança de nome, o que houve foi divergência de opiniões, porém, durante a liturgia observava com clareza a dificuldade de aceitação da palavra Padroeira por Madroeira.

[...]

Artigo completo: