FELICIDADE
Por Katia Barb | 16/09/2010 | CrescimentoFelicidade é...
Como definir um estado de ser que varia de pessoa para pessoa, de cultura para cultura?
Como dizia o filósofo grego Epicuro, "Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade".
Procuramos a felicidade em coisas mesquinhas, perdemos tempo precioso em desprezar o outro por seu status social ou etnia. Nós esquecemos que nada é permanente neste universo, e que o rio corre sempre. São os momentos que temos que viver, não antecipar, não ser vítima da ansiedade que corrói nosso peito e destrói nossos planos porque sempre damos vexame com a ânsia de fazer, acontecer, aparecer...
Estive buscando minhas experiências, e os momentos mais felizes que vivi eram puramente humanos, nada materiais. Não foi o perfume mais caro, o carro da moda, a melhor jóia da joalheria, ou o brinquedo do momento. Essa sensação de felicidade passa logo após uns dias. Mais para uns que para os outros, mas passa. E saímos em busca de mais "felicidade" como se fosse algo que pudéssemos comprar no shopping center da cidade. Não, meus caros amigos! O negócio não é bem assim. Se assim fosse, todo rico seria mega feliz. E os psicólogos, terapeutas, consultores estariam falidos por falta de clientela.
Os meus momentos felizes tratam da lembrança de um amigo querido que nunca me esqueceu, e sempre quis saber notícias minhas; as conversas com minha amada irmã, no nosso quarto, ainda de solteiras, cúmplices com nossos segredinhos, escondidas de papai, ultra conservador. Os passeios em família em que sempre brigávamos, mas hoje, mais madura, consideramos normal nas famílias; os meus animais de estimação, sempre calorosos ao meu redor, com sua lambidas quentinhas. E o meu mimo por eles!
Então, reflita: O que é felicidade para você? O que te faz feliz? O que você quer para a sua vida? Coisas materiais são mais fáceis de conquistar do que um amigo fiel escudeiro ao seu lado nos momentos mais difíceis; Mas se o conquistar, garanto que terá conforto, aconchego e carinho, muitos dos ingredientes da felicidade. Alguém para celebrar contigo a tua festa de aniversário, ir ao seu casamento, apertar a sua mão durante a dor do parto. Nada disso se compra! Se conquista!
Eu me sinto feliz quando... passeio com os meus cães!
Eu me sinto feliz quando... faço um bom trabalho e ajudo as pessoas!
Eu me sinto feliz quando... estou ao lado das pessoas que amo!
Eu me sinto feliz quando... dou-me de presente algo que há muito merecia!
Eu me sinto feliz quando... estou rodeada de amigos com uma energia positiva!
Quantas vezes, depois de um acontecimento, falamos para nós mesmos: "Eu era feliz e não sabia"! Não sabia, por que? Porque estava cega, olhando para a grama do vizinho.
Cuide da sua grama, deixe-a verdinha, regue-a porque se não, ela morre. Assim, são os sentimentos.
E você? Diga-me lá! Sente-se feliz quando?