Fato ou conversa

Por Jorge Rosseto | 02/02/2018 | Religião

Cada um tem seu tempo. No meu tempo era fofoca fato ou conversa/ lorota ou falsidade
... “e a verdade vos libertará.”
Estamos vivendo o tempo da WEB 2.0,Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC., descobertas com informações que mudam a cada segundo e trazem “verdades” contestáveis dentro e fora da igreja e, por estas verdades serem (velos), muitos de nós nos apropriamos de saberes que não representam de fato o conhecimento.
O surgimento da inverdade ou do falso é desde o Antigo Testamento (AT) e é também conhecido no Novo Testamento (NT), e é recriminado por Deus. Quando ouvimos ou recebemos, via WhatsApp ou outro meio, algo e não nos questionamos quanto à veracidade da informação, colocamos nossa palavra em questionamento quando publicamos. Esta notícia pode não estar edificando, pode não estar trazendo crescimento e pode estar trazendo inverdades que não têm como acertar. Descobertas fazem parte de pesquisas e estas não surgem para agradar ou fazer alguém rir, mas para um bem maior. Descoberta é trazer luz ao que está coberto/ oculto, mas, se cada um, hoje, passa a ser dono de verdades, a verdade volta a ser contestável, e muitos passarão a usar destas contestações para desviar o outro da verdade que, já, por muitos, fora provada. E devemos lembrar que o que não é verdade é mentira.
O Senhor Jesus declara em João 8:32:“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”. Depois que temos o encontro com Jesus,temos um novo nascimento, em que passamos a crescer em Cristo e a ser parecido com Ele, o Filho de Deus. Não podemos sair por aí fazendo as mesmas coisas que fazíamos no passado, pois nosso “velho eu” deve morrer, para posteriormente nos tornarmos templo do Espírito Santo, quem vive em nós e também é Ele: Jesus.
A igreja que somos tem que ter crédito para que sejamos luz para outros,onde quer que estejamos, e não obstáculos e motivo de chacota. Quando Jesus, em João 17:25,declara: “Pai Justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim”, Ele se declara porque Ele é o Filho. Mas, caso não nos propusermos a estar operosos em fazer a vontade de Deus, guardando seus mandamentos, estaremos sendo mentirosos (1 João 2:4), porque Ele é a verdade(1 João 2:3).
Sempre que surge o novo, ou ficamos muito desconfiados, ou aderimos à ideia imediatamente. Não é diferente com TIC, que é bom, mas pode causar muitos problemas e inimigos. E, para que isso não venha a acontecer, devemos ser prudentes no nosso ouvir, falar, ler, escrever e compartilhar para que não venhamos a causar o que o inimigo mais quer: discórdia, que muitas vezes nem sabemos de onde surgiu. Porque, não veio de seu coração, não havia a intenção de ferir ou causar um mal maior. Zacarias 8:17 nos ensina a não pensar mal no nosso coração contra o nosso próximo e a não amar o juramento falso, porque o Senhor Deus odeia estas coisas. Não é sábio sair lendo parte de notícias, ou ouvir, ou mesmo ver algo e publicar como se fosse conhecedor de todas as ciências, mas é como é afirmado enfaticamente em Êxodo 20:16:“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.
Somos povo do Altíssimo e estamos caminhando para estar em Sua presença. Nossa palavra deve ser sim ou não (Mateus 5:37). Desviar das coisas d’Ele, nos atrapalha e nós atrapalhamos a outros que nos vêem. Devemos ser luz (Provérbios 14:5; Efésios 4:25). O mundo oferece muitos momentos em que seremos entregues ao prazer e, diante disso, cabe a nós a recusa(Provérbios 20:17). Quando aceitamos com sorriso as mentiras do mundo, falamos em nome de Jesus que isso também é bom (1 João 1:6; 1 João 2:21). Deste caminho, embora estejamos no mundo, devemos saber escolher. Escolhamos o bem e receberemos as bênçãos do Senhor em nossas vidas.
A descoberta da verdade nos faz pessoas diferentes e o querer descobrir-nos leva ao entendimento, porque buscamos. Assim, buscai em primeiro o reino de Deus (Mateus 6:33) e acrescentemos festas no céu, em nome de Jesus.
É triste quando surgem conversas “fake” contra alguém, em que este não tem idéia da mesma. Bom é saber sempre que o melhor é levar a fala àquele contra quem está sendo arquitetado o mal, pois, se não edificar, destrói.