FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO

Por sandra lima | 20/07/2015 | Psicologia

Família  e   Educação

Por Sandra Lima

         o sucesso da criança no ambiente escolar esta articulado ao comprometimento da tríade pais-escola-aluno, esses são elementos fundamentais na obtenção de bons resultados no processo de aprendizagem. No mundo contemporâneo a velocidade com as quais as coisas acontecem , se faz necessário estar conectado , informado, preparado para grandes desafios.Nesse processo existencial, por vezes as famílias negligencie   sua importância na vida das  crianças e adolescentes e  no seu processo pedagógico de  amadurecimento e crescimento.Delegar responsabilidades de educação básica a escola é querer se eximir de uma responsabilidade educacional do lar. 

        De acordo com Capellato   "a família é o âmbito em que a criança vive suas maiores sensações de alegria, felicidade, prazer e amor, o campo de ação no qual experimenta tristezas, desencontros, brigas, ciúmes, medos e ódios. É na família que se aprende a linguagem mais complicada da vida: a linguagem da afetividade -- amor acompanhado de medo, raiva, ciúme... Sim, brigamos mais com quem mais amamos; temos medo de perder as pessoas que mais amamos. Logo, é na família que se deve encontrar o maior dos amores e também o maior dos ódios. Pg.11"

       Hoje  grandes  transformações vem ocorrendo no  panorama familiar são várias representações de modelos de família , onde nos deparamos socialmente com uma multiplicidade de famílias que alterou  os conceitos de família  até então propagados e vivenciados que era do pai, mãe e filho, com os vários desdobramentos que já existiam dentro do contexto dessa família , mas me deterei para não entrar numa questão tão vasta e que foge ao foco do nosso tema a definir um conceito de família que independe de sua configuração.

      Podemos falar da família como um conjunto de pessoas que moram na mesma casa que estão organizados e contam com regras e normas para um funcionamento adequado desse espaço, além de contar com os vínculos afetivos ou consangüíneos.

      A Família é a única  instituição social  presente em todas as civilizações e a unidade essencial em todas as sociedades.Por isto tamanha é sua importância na promoção da educação dos filhos , pois sua conjectura influencia diretamente  o comportamento das pessoas na sociedade.É no contexto familiar que são transmitidos os valores morais, sociais , os costumes que serão utilizados pela criança como base no processo de socialização 

     A  busca incessante  dos  pais por uma melhora de vida num sistema capitalista justificam para muitos  a sua ausência na educação domestica dos filhos .A busca desenfreada e árdua  por melhores condições financeiras  para educar melhor os filhos  por vezes leva o esquecimento, o descaso e a negligencia com o cuidar, com  a afetividade  onde se esquece de alimentar as emoções  com sentimentos  que só o convívio de qualidade entre pais e filhos pode oferecer .

     Wallon (apud Almeida, 1999) destaca que "a afetividade e a inteligência constituem um par inseparável na evolução psíquica, pois ambas têm funções bem definidas e, quando integradas, permitem à criança atingir níveis de evolução cada vez mais elevados" (pg. 51)

     Aprender a cuidar adequadamente das emoções  vai proporcionar ao ser humano uma vida emocional  equilibrada.A medida que as situações são vivenciadas de forma automática , onde as emoções não são elaboradas , num mundo interior  onde o crescimento requer saber conviver com as frustrações , críticas se torna  contraditórias ao mundo externo onde  a frustração , as angustias , as críticas  não são bem vindas e por vezes  são vivenciadas como agressões, como insultos .Onde os seres humanos tem se colocado como perfeitos , no seu mundo idealizado e se decepcionam com o mundo real  onde não aprenderam a lhe dar  com  suas  angustias , a impotência , com os medos e fragilidades.

   Nesse mundo que por diversas razões as pessoas se rendem ao imediatismo ao efêmero  ao sensacionalismo , ao superficial, os pais talvez numa busca  de poupar os filhos das decepções e sofrimentos  tem privado os mesmos de conviver  com as impossibilidades e a busca da superação das mesmas.

  Amadurecimento requer  aprendizado , requer conhecer suas limitações,requer conhecer seu sentimentos e emoções , pois é através do amadurecimento emocional que se aprende a viver de uma forma saudável.   

  Ao longo dos anos a  família vem tendo a postura de delegar para a escola funções que  são suas como transmissão de  valores , educação sexual,formação religiosa,delegar certas funções  a outro faz com a família perca sua função e sua responsabilidade sobre as condutas e  comportamentos dos seus filhos.

Almeida, Ana Rita Silva. O que é afetividade? Reflexões para um conceito. Disponível em: http://www.educacaoonline.pro.br/o_que_e_afetividade.asp Acesso em: 09 de junho 2015.

Capelatto R. Ivan, Educação com efetividade