Falar é fácil, difícil é fazer!!!!

Por Roberta Marin Passos | 18/07/2012 | Psicologia

É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras. (Mahatma Gandhi)

Dizem que falar é fácil, fazer é que é difícil! O que é uma grande verdade, afinal muitas vezes somos traídos por nossos desejos, querer é uma coisa, fazer é outra totalmente diferente. É por isso que a vida se apresenta com tantos desafios, que podem ser encarados como molas propulsoras ou grandes obstáculos. Neste ponto podemos apontar um fator determinante: a estrutura emocional.

Nem sempre deixamos de fazer porque não queremos e sim por não poder! 

Nossa história de vida é única, escrita individualmente, mesmo que em situações semelhantes, cada um absorve uma porção, que é particular. Ao mesmo tempo estabelecemos algumas regras e crenças, que nos acompanham neste caminho e que podem se transformar em grandes limitadores, sem nos darmos conta.

Essas marcas que a vida deixa em nós, determinam as habilidades, os traumas e os potenciais de uma pessoa. Determinam também nossas escolhas, por isso vemos pessoas mais arrojadas ou mais reticentes, extrovertidas ou introvertidas, empreendedoras ou passivas.

Por mais difícil que seja fazer ou ainda fazer diferente é importante entender que podemos mudar. Esse conjunto de coisas que conhecemos como “nós” pode ser decodificado, desmistificado e reconfigurado.

Podemos buscar ajuda e transformar o difícil em possível e assim alinhar nossos desejos às nossas possibilidades.

Voltando a Gandhi, o que fala sua vida sobre você?

Roberta Marin Passos

Psicóloga