Faça dos Alimentos sua Melhor Bagagem

Por Izaara Alvarenga | 19/11/2008 | Saúde

Feriados, folgas e férias são geralmente sinônimos de viagem. É fato que ao colocar os pés na estrada, o equilíbrio da alimentação pega sentido contrário, afinal realmente não é fácil achar “comidinhas” saudáveis pelo caminho.
Mas nada é impossível, então vão aí algumas dicas de alimentação:

VIAGENS DE CARRO:
Se a viagem for longa e no caminho não houver muitas paradas, leve alguns alimentos não perecíveis e de fácil ingestão, como as barrinhas de cereais, biscoitos e frutas previamente lavadas e não muito maduras.
Nas paradas durante a viagem, preocupe-se primeiramente em escolher locais limpos e que ofereçam grande variedade de alimentos. Lembre-se de higienizar as mãos. Ao escolher o que comer, prefira os alimentos leves e evite as frituras.
Em viagens curtas, alimente-se bem antes de pegar a estrada e no momento da chegada ao destino pretendido.
Atente para alimentar-se de três em três horas.
Certifique-se de colocar uma garrafinha de água no carro, a hidratação é muito importante.

VIAGENS DE ÔNIBUS:
As empresas de ônibus geralmente param em locais pré-estabelecidos. Por este motivo, no momento que a parada ocorrer, atente para a escolha dos alimentos. Evite as frituras e os alimentos “in natura”, afinal eles podem não ter recebido higienização adequada.
Se optar por um lanche preparado, como é o caso de sanduíches e mistos quentes, certifique-se da limpeza do local onde os mesmos serão montados.
Quando possível, leve consigo alimentos prontos. Assim como nas viagens de carro, as barrinhas, caixinhas de suco e biscoitos, podem ser de grande valia.

VIAGENS DE AVIÃO:
Neste caso a preocupação é menor, afinal os lanches geralmente são prontos, o que reduz os riscos de contaminação.
Escolha dentre os itens oferecidos, os que melhor atendam tanto o apetite quanto o gosto pessoal.

O mais importante, independente do meio de locomoção, do destino e da companhia, é aproveitar o máximo de sua viagem. Tenha discernimento ao escolher os alimentos, afinal tanto na estrada quanto na cidade de destino, os diferentes hábitos alimentares estão presentes e comer o que não é habitual, pode ser uma má idéia.
Relaxe e aproveite! Realize as refeições de três em três horas e com a presença de todos os grupos alimentares. Equilibre a sua refeição, minimize o estresse, o cansaço e maximize a sua felicidade.
Boa Viagem.

Izaara Alvarenga
Nutricionista