ExperimenTeVídeo

Por Maria da Glória Stevam | 06/08/2008 | Arte

INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho serão abordadas questões referentes à criação, formatação e execução do programa ExperimenTeVídeo.

O principal objetivo do programa, com duração entre 5 e 9 minutos, é divulgar a videoarte nacional ao público jovem da TV aberta brasileira.Tendo como emissora pretendente a Rede Globo.

"videoarte: campo de produção artística contemporânea que abrange os trabalhos em que o vídeo é usado como suporte que explora os seus recursos de linguagem." (MACHADO,1990, pg. 221)

O ExperimenTeVídeo será projetado, seguindo a estética experimental, para ser inserido em um dos blocos do programa Fantástico, assim como acontece com uma série de produções independentes veiculadas pela mesma emissora, exemplo : "Brasil Total".

No capítulo I, destinado à conceituação de todo projeto prático, para que a relação entre forma e conteúdo não tenda à superficialidade - serão feitas pontuações sobre as origens da videoarte.

Buscando compreender melhor as origens do "novo olhar" sobre a arte e a tecnologia, que possibilitou a junção desses dois setores, sobrevoa-se ao início do capítulo, as obras revolucionárias de Marcel Duchamp e Sergei Eisesntein, e também o pensamento de Marshal McLuhan.

É citada também a polêmica evidenciada por Arlindo Machado, ou seja: o verdadeiro pai da videoarte seria realmente Nam June Paik, de um modo geral muito ligado ao ambiente dos museus e galerias, ou a arte do vídeo teria sido iniciada anteriormente pelo comediante Ernie Kovacs e Jean Christophe Averty, cujas obras estavam diretamente voltadas ao meio de comunicação de massa.

Outras questões abordadas são: as origens da videoarte no Brasil e as divisões, também propostas por Arlindo Machado, das tendências estéticas da videoarte nacional, em três partes distintas: "Os Pioneiros" e a videoperformance nos anos 70, O "vídeo independente" dos anos 80, e dos anos 90 até as produções mais recentes o vídeo de criação e as "imagens do insílio".

A intenção é poder, a partir da conceituação teórica, desenvolvida através de pesquisas em livros, artigos acadêmicos, idas a debates e exposições, entrevistas e também por meio da experiência empírica de projetos paralelos, como o videoarte "Geração das Rosas", e o vídeo de ficção experimental "Cacos de Artifício" (ver anexos), realizar um programa voltado à TV brasileira, trazendo em sua essência a estética experimental e a arte do vídeo, onde serão exibidos e contextualizados o trabalhos dos videoartistas nacionais.

E é justamente por esse motivo que a pesquisa ao falar das tendências do vídeo, direciona-se aos trabalhos nacionais e não aos internacionais, sendo os primeiros, uma das principais motivações e inspiração do projeto em questão.

Faça o download da monografia completa para continuar lendo.