EXPERIMENTAÇÃO NA ESCOLA

Por Luiz Carlos Arrais | 19/09/2016 | Educação

A educação é o meio de capacitar as pessoas e levar a desenvolver competências e as respectivas habilidades e valores. Ela está também relacionada a combater a pobreza e as desigualdades  sociais visando a construção da cidadania e de um mundo mais justo. Contudo o desempenho da educação brasileira não é satisfatório. 

O Brasil tem um baixo índice no desempenho escolar nas áreas da Biologia, da Física e Química nas provas de avaliação do Governo. Segundo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2012, o Brasil ficou entre os últimos colocados. Somente em

Ciências, o Brasil ficou com o 59º lugar no ranking em 65 países avaliados no exame.

      A maioria dos alunos brasileiros do ensino médio não tem acesso a pesquisa científica e também desconhecem os procedimentos do método científico. 

      Devido a existências de deficiências dos alunos perante a área de Ciências surgiu o projeto Experimentação na Escola. Projeto que tem como metodologia atividades voltadas a pesquisa bibliográfica nas diversas áreas do conhecimento; atividades práticas em laboratório; elaboração de relatórios científicos e conclusão de um manual de atividades laboratoriais.

 

O MÉTODO CIENTÍFICO

      As origens da Moderna Ciência Ocidental vieram do continente europeu a partir do século XVI. Nos séculos XVI e XVII, diversos estudiosos como Galileu, Copérnico, Bacon, Descartes iniciaram a revolução científica com um conhecimento mais estruturado e prático. Foi um período marcado por profundas mudanças culturais, sociais e econômicas. Este conhecimento mais contestador dos fatos e empírico constitui o método cientifico. A aplicação do método científico passou a ocorrer em novos setores com o seu aperfeiçoamento.  O que implementou a sua

      O método científico baseia-se em um conjunto de normas básicas aplicadas no desenvolvimento de uma investigação com a finalidade de fornecer conhecimento científico, do mesmo modo a corrigir e incluir conhecimentos anteriormente concebidos.

      Sabe-se que os resultados em ciência nunca devem ser aceitos como definitivos e inquestionáveis. Uma explicação científica será aceita enquanto não houver motivos para duvidar dela, ou seja, enquanto ela for verdadeira acima de qualquer suspeita.

“O cientista, conquanto apoie-se em normas diversas e, sob muitos aspectos, bem mais rígidas, passa, com grande frequência, por processos similares àquele acima descrito para o literato” (Filho, 2006, p.01).

 

                                                 Etapas do método científico
Observar/ experimentar
Consiste na pesquisa, medição e no registro dos fatos observáveis de maneira cuidadosa e precisa.
Analisar
Analisar o fenômeno, produto ou processo
Formular hipótese
Fundamenta-se na explicação para determinado fenômeno e deve ser provada por um certo números de experimentos, quando confirmada, poderá originar leis e teorias.
Experimentar /testar
Testar e comprovar a pressuposição
Sintetizar/ modelar
Consiste em sintetizar e representar os conhecimentos obtidos
Generalizar
Disseminar e compartilhar com todos o conhecimento científico obtido
Fonte: unicamp.br

ATIVIDADES PRÁTICAS

      Segundo Smith (1975), “ A importância do trabalho prático é inquestionável na disciplina de Ciências e Biologia e deveria ocupar lugar central no seu ensino”. A escola tem o papel fundamental de preparar o educando para enfrentar as diversas situações encontradas da vida. Portanto é indispensável a adoção de várias estratégias e métodos para associar o cotidiano do educando com o processo de ensino aprendizagem.

      A legislação brasileira assegura o exercício dos direitos sociais e individuais, mas também a melhoria da educação e do desenvolvimento tecnológico. O artigo 214 da Constituição cita a melhoria da qualidade do ensino; formação para o trabalho; promoção humanística, científica e tecnológica do País.

      A LDB (1996) cita no artigo 36 que os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação dos alunos do ensino médio serão organizados de tal forma que no final do curso demonstre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.

      As atividades apresentadas procuraram seguir as exigências da legislação. Foram desenvolvidas diversas atividades durante o ano letivo com os alunos do ensino médio, entre elas foram desenvolvidas atividades teóricas de pesquisa no laboratório de informática com a supervisão do professor sobre o método científico e várias práticas relacionadas a Biologia e Química ocorridas no laboratório de química. O registro das atividades foi realizado através da elaboração de relatórios das atividades exercidas no laboratório de química. Estes relatórios seguiram a metodologia científica com os seguintes itens: introdução, objetivo, materiais, metodologia, observação e conclusão.

CONCLUSÃO

      As metas estabelecidas pelo projeto Experimentação foram atingidas plenamente.

O desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos com a orientação do professor levou os alunos a: 

Conceituar o método científico e as suas etapas;
Desenvolver o interesse dos alunos pela área das ciências e da pesquisa. 
Orientou os alunos a redigir relatórios;
Identificar as propriedades de substâncias utilizadas no dia-a-dia;
Conhecer os avanços científicos da área das Ciências;
Reconhecer o papel do cientista no processo de investigação científica e melhoria da qualidade de vida;
Elaborar um roteiro de experiências com os reagentes e seus equipamentos e
Orientar o aluno na escolha vocacional. Despertou o interesse dos alunos por cursos técnicos na área da química

[...]

Artigo completo: