Existe um caminho mais curto para alcançar o sucesso na carreira jurídica?

Por André Arnaldo Pereira | 30/10/2015 | Direito

Como em qualquer área, a ânsia por uma carreira bem sucedida e valorizada é objeto de todos. Mas temos que ser flexíveis às mudanças e a nos acostumar com aquela sensação perturbadora - e nervosa - que o novo nos traz.

Há uma frase, em um livro de Carly Fiorina, que diz ‘’Se não podemos escolher nossas circunstâncias, sempre podemos escolher nossas reações a ela. Se não podemos escolher quem somos, sempre podemos escolher sermos algo mais. Parar de escolher é começar a morrer’’.

Primeiro passo é escolher o que você quer para sua carreira e depois escolher o caminho. Para todo caminho existe um começo e, na maioria das vezes, este caminho tem que ser percorrido de forma completa e com objetivo.

Na carreira jurídica não seria diferente, buscar o conhecimento deve ser uma prática frequente, mas lembrando que tudo passará por etapas.

Pense: um profissional que tem um curriculum com os seguintes itens:

- Mestrado

- Doutorado

- Pós Doutorado

Para que este profissional chegue ao último estágio do estudo ele teve que passar pelo ensino básico, médio e pela faculdade.  Digo então a vocês, o caminho será diferente, mas o objetivo será sempre o mesmo, que é alcançar uma carreira promissora e satisfativa.

Fatos do caminho

Sempre existirá pressão em cima do ser humano, seja de pais, amigos ou companheiros, e viver para satisfazer a expectativa do próximo pode ser um rival para si próprio, antes de querer demonstrar algo para alguém, mostre a você mesmo a sua capacidade, tenha um objetivo pessoal e um rumo é claro.

Foi Albert Camus quem disse: ‘’Para sermos felizes, não podemos nos preocupar demais com os outros’’.

O comodismo é um inimigo feroz para quem almeja sucesso, trocar o conforto de sua experiência por algo novo é sempre uma oportunidade de crescer.

O medo é algo que frequentemente cega o ser humano. O fato de se lançar a situações diversas das costumeiras realmente é assustador, mas promove um crescimento pessoal muito grande, o medo está interligado na maioria das vezes ao comodismo.

Satisfação financeira X Satisfação pessoal

A primeira dica para uma carreira bem sucedida é escolher algo que te traga realização e felicidade. É muito mais prazeroso fazer o que se gosta. Fica mais fácil.

Mas infelizmente em nada que escolhermos faremos 100% do que gostamos, por isso, temos que aprender a lidar com a diversidade, seja você o chefe ou o empregado.

A leitura é algo extremamente importante nesta área jurídica, por isso, se você quer seguir na área e não gosta de ler, é preciso repensar suas escolhas, pois o ramo exige dedicação e leitura. Trace metas, conheça aquilo que você quer fazer, procure conhecer a fundo seu objetivo.

Sobre uma boa retórica

A retorica é algo que vem desde a Grécia antiga, onde “a democracia era o sistema de governo que pressupunha a escolha periódica de executores e elaboradores das leis”, portanto para a carreira jurídica a retórica é de extrema importância, ou até mesmo é possível afirmar que se trata de uma das coisas mais importantes, por isso, procure sempre manter sua dialética interessante e apreciável.

Gostou do artigo? Leia mais textos sobre a área jurídica no site Jurídico Correspondentes. Lá também encontrará boas soluções para quem atua no setor.