Exercícios Propostos Para Eliminar O Stress
Por Sandra Regina da Luz Inácio | 17/11/2008 | SaúdeExercício 1: Como nosso foco é relaxar e perceber-se, este exercício vai proporcionar que você preste atenção em você, de maneira detalhada.
• Sente-se ou deite-se de maneira confortável. Feche os olhos.
• Comece a análise verificando se há algum sinal de tensão ou desconforto em algum lugar do seu corpo. Perceba as partes que parecem um pouco doloridas ou desconfortáveis.
• Agora pesquise de maneira mais sistemática. Comece pelo topo da cabeça e vá descendo até os pés. Verifique se a testa está enrugada, as sobrancelhas franzidas, o maxilar travado, os lábios apertados, os ombros encurvados, os braços tensos, e assim por diante, até chegar aos dedos dos pés.
Repita o exame duas ou três vezes por dia ou quando puder. Com um pouco de prática, você será capaz de verificar o corpo inteiro em menos de um minuto.
Exercício 2: Este exercício promove a possibilidade de esquecer os problemas e enxergar melhor aquilo que está em sua mente.
• Encontre a sua postura e centralize-se. Inspire profundamente algumas vezes.
• Feche os olhos e imagine que você está no fundo de uma tanque de água. Quando surgir um pensamento, sensação ou percepção, enxergue-o como se fosse uma bolha e deixe que suba à superfície, afastando-se de você e desaparecendo. Quando tiver desaparecido, espere pelo próximo e repita o processo. Não pense no conteúdo da bolha. Apenas observe-a . Algumas vezes, a mesa bolha poderá surgir muitas vezes, ou diversas bolhas podem parecer estar relacionadas entre si, ou as bolhas podem estar vazias. Tudo bem. Não fique preocupado com estes pensamentos. Apenas observe-os mentalmente, passar à sua frente.
• Se você sentir algum desconforto imaginando que está debaixo d’água, imagine que você está sentado na margem de um rio, observando uma folha sendo lentamente carregada pela correnteza. Observe um pensamento, sensação ou percepção como se fosse a folha e, então, deixe-a flutuar para longe da sua visão. Volte a fixar os olhos no rio, esperando a próxima folha flutuar com um novo pensamento. Ou, se preferir, você pode imaginar os seus pensamentos subindo em sopros, na fumaça de uma fogueira.
Exercício 3: Trata-se de um exercício prático e rápido para quem quer se livrar dos problemas.
• Descanse a cabeça num travesseiro ou numa almofada para liberar a irritação e a tensão. Imagine que o travesseiro é uma esponja que vai sugando e absorvendo todas as tensões e frustrações da mente, que se evaporarão no ar.
Exercício 4: Este exercício possibilita que você externalize tudo de negativo em você e absorva tudo de positivo para dentro de si, tornando-se uma pessoa mais suave.
• Respire para eliminar o negativo e atrair o positivo. Sente-se confortavelmente, de modo que seu corpo fique relaxado. Concentre a atenção na respiração. Ao expirar, visualize as emoções negativas, como a raiva, saindo pelas narinas. Ao inspirar, imagine as emoções positivas, como a compaixão, entrando e enchendo os pulmões, passando para a corrente sanguínea, de onde são levadas para todas as partes do corpo.
Exercício 5: Quer livrar-se dos problemas? Esta é a sua oportunidade!
• Distancie-se dos problemas. Imagine que está colocando os seus problemas dentro de um balão. Visualize esse balão, desamarre-o do chão e solte-o. À medida que o balão sobe e desaparece no ar, os seus problemas ficam mais distantes.
Exercício 6: Quer resolver seus problemas? Veja se você encontra a resposta!!
• Visualize uma caixa fechada sobre à mesa à sua frente. Só você tem a chave para abrí-la. Dentro dela, está um objeto que representa a solução de um problema. Feche os olhos, lembre-se do problema e visualize você abrindo a caixa. O que há dentro dela? Que idéias ela lhe dá?
Exercício 7: E cantar, será que é uma boa alternativa? Tente! Só assim você saberá.
Escolha uma música que você goste e que seja fácil de cantar. Quem canta seus males espanta. Não importa se você canta mal. Expressar os seus sentimentos libera a emoção presa internamente, eleva o espírito e o ajuda a se harmonizar com as infinitas possibilidades de vida.
Exercício 8: Este é o momento de realizar uma viagem e encontrar a sua paz interior.
Aproveite esta oportunidade para estar em um lugar maravilhoso, só seu. Sentado ou deitado, inspire profundamente, tensione o corpo todo e relaxe na expiração. Faça três vezes. Respire livre e suavemente, sentindo o corpo relaxar aos poucos. Inicie a viagem de relaxamento:
• Conte mentalmente de 1 até 3, lentamente.
• Quando você chegar no número três, visualize um campo verde, num dia lindo, com um céu azul e nuvens brancas e um sol radiante. Caminhe lentamente, sinta a sua respiração;
• Ao atravessar este campo, você entra em um jardim com flores lindas de todos os tipos, perfumadas, coloridas, um gramado verdejante, árvores fortes e frondosas e fontes de água cristalina;
• Explore este local à vontade, ele é todo seu;
• Caminhe pelo jardim descalço, sinta a grama tocar os seus pés, sinta a terra, sinta a brisa fresca tocar o seu rosto, o sol penetrar a sua pele e observe o quanto isto lhe traz força, calma e motivação; • Sinta o cheiro que as flores exalam e sua textura. Cuide delas como se cuidasse de você. Regue as flores com água cristalina e observe o quanto elas se revigoram com esta água. Faça carícias nessas flores, e sinta-se acariciado por elas. Elas precisam de você. Sinta a paz, harmonia e tranqüilidade que elas oferecem;
• Agora vá até a árvore e sinta a sua força, observe o quanto a raiz é forte, e veja a sombra que ela oferece. Deite-se à essa sombra e desfrute deste momento de prazer. Relaxe! É um momento só seu;
• Aproxime-se da fonte de água cristalina, lave o rosto com esta água fresca, límpida, beba essa água, revigore seu organismo, sinta que à medida que bebe a água, ela limpa todo o seu organismo, extraindo todo o aspecto negativo;
• Visualize-se agora, saindo desse jardim, e retornando ao campo verde, e procure sentir e observar se houve alguma mudança em seu interior;
• Conte de 1 até 3 lentamente, faça uma inspiração profunda e vá lentamente retomando contato com e corpo e com o ambiente que está no momento.
Cada pessoa tem o seu próprio desejo interior e é externado pelo que realmente necessita e gosta de fazer. Escolha o exercício que sinta muito prazer em fazer, caso contrário, não o faça.