Excursão a Belém de São Francisco

Por Dario Galdino | 17/09/2009 | Geografia

Autor: Dario Galdino

Resumo

A excursão se desenvolveu de acordo com o trajeto anteriormente colocado à disposição dos alunos, tendo sido iniciado na universidade federal de Pernambuco na sexta feira dia 11 de setembro de 2009, seguido o itinerário recife - vitória de santo antão – Caruaru - belo jardim-pesqueira-arco verde-cruzeiro do nordeste – Ibimirim - floresta e Belém de São Francisco, o seu segundo momento foi efetuadas diversas paradas para apresentação dos tipos de solos localizados no percurso, a vegetação, a geomorfologia, a hidrografia, clima e bioma da paisagem pesquisada. Ainda em um terceiro momento a excursão fez coleta de solos em áreas com sanilização e compactação do solo assim como entrevistou moradores de localidades do projeto manga de baixo, em momento não citado ainda verificou-se a observação do lineamento Pernambuco, o ecotono e distintas áreas afins, assim como os chamados brejos de altitude.

Summary

The excursion if in accordance with developed the passage previously placed to the disposal of the pupils, having been initiated in the federal university of Pernambuco in the sixth fair day 11 of September of 2009, followed the itinerary reef - saint victory antão - Caruaru - beautiful garden-fishing-arc northeast green-cruise - Ibimirim - forest and Belém of San Francisco, its as moment was effected diverse stops for presentation of the types of ground located in the passage, the vegetation, the geomorfologia, the hydrography, climate and bioma of the searched landscape. Still at one third moment the excursion made ground collection in areas with sanilização and compacting of the ground as well as interviewed inhabitants of localities of the project low sleeve of, at cited moment still did not verify it comment of the lineamento Pernambuco, the ecotono and distinct similar areas, as well as the calls altitude heaths.

Em sua primeira parada pode-se observar na pedreira tamatamirim um batolito um aglomerado de rochas magmáticas com distintos minerais.

Em uma segunda parada no brejo de Natuba observa-se uma região encharcada com diversas plantações de hortifrutigranjeiros, senos esse brejo de corredor de vento.

Na terceira parada se estudaram os tipos de metamorfismo existente na direção norte/sul na linha de rejeito formando um fenômeno de basculhamento ou dobramento fato geológico ocorrido quando da separação do continente africano e do Brasil.

Na quarta parada no Rio mimoso um dos maiores brejos de pe de serra,sendo no pretérito o rio de boa competência era alimentado pelos rios subsupercie e de escoamento, sendo no presente um rio de baixa competência e assoreado por causa do desmatamento .

Sendo verificadas na quinta paradas as seguintes formas: tabular, meseta, pináculo na formação tacaratu no encontro do recôncavo tucano-jatobá formando um meio GRABEN, onde ocorreu durante o processo de falhamento a penetração do oceano atlântico, onde ainda se observou batolito com fratura de forma esferoidal e com esfoliação.

Durante a sexta parada pesquisou-se a catingueira, local com capim penasco resultante de fator degradativo (sendo exemplo foto no NEMA) a área observada estava erodida, no local se vê calha principal com encontro de micaxisto e granulometria grossa e solo sanilizado,ainda podendo ser verificado erosão do tipo areolar e laminar com vegetação do tipo ciperácea(jerico/graminea) ,e coroa de frade sendo o mesmo um excelente formador de solos.

Na cidade de Belém de São Francisco verificou-se a ondulação pesqueira e a depressão são franciscana,sendo o solo local ótimo retentor de água,na área verifica-se a erosão laminar e areolar causando desmatamento,assim também a compactação do solo por causa do pisoteamento do gado(bovino),dentro da mesma área existe sulcos de erosão ,sendo alguns desses fasto processo de ordem natural,mas com a contribuição antropica a mesma seja acelerada sendo a área local de produção de cebola e algodão.

Dados do GPS SAD 69, Alt. 309m, 24 L 0515 337 Long, UTM 9037939.

Borda do lago

Alt. 311 m.24 L 0515 203.UTM.9033253 Long.

Sendo usado no local o penetrometro para medição da compactação do solo o mesmo é de aluvião se encontrava úmido e com temperatura de 30º Celsius.Em outra medição nas proximidades da mesma área o solo mostrou-se não compactado, com temperatura de 27º Celsius, ocorrendo no mesmo o processo de sanilização.

Alt. 325 m.24 L 015 916Long.UTM 9032679.

Alt.223m. 24 L.0491468Long..UTM. 9039154.

Alt. 325m. 24 L. 0489901Long. UTM 9039371.

Área montes, grande diversidade de solo do tipo planossolo e luvissolo, área chamada de corredor ecológico ou ainda ecotono.

Alt.321 m.24 L,0510142Long.,UTM 9042161.

Tipos de solo Litossolicos:

·Neossolo

·Fluvico

·Litolicos

·Quartizarenco

·Rigolitoico.

O município de Belém do São Francisco encontra-se inserido, geologicamente, na Província Borborema, estando constituídos pelos litotipos dos complexos Floresta e Sertânia, dos Granitóides Indiscriminados, dos complexos Cabrobó, Belém do São Francisco, Lagoa das Contendas e São Caetano, das suítes Serrotes das Pedras Pretas, Calcialcalina de Médio a Alto Potássio Itaporanga, Ultrapotássica, Triunfo e Prata, da Formação Tacaratu e dos Depósitos Aluvionares.

Com respeitos aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais; Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos, drenados e fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.

Uso do solo:

1.Ocupação urbana e industrial.

2.Policultura e agropecuária.

3.Áreas cultivadas com irrigação.

4.Áreas de vegetação de caatinga.

5.Áreas de proteção:

6.Serra Negra, Pedra Talhada, APA Chapada do Araripe e RPPN Federal.

O município de Belém de São Francisco está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que
atingiram grande parte do sertão nordestino.

O clima é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,8mm.

A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

VLocaliza-se a uma latitude08º45'14" sul e a um longitude 38º57'57"oeste, estando a uma altitude de 305 metros. Sua população estimada em 2004 era de 18.775 habitantes

.

Possui uma área de 1842,7 km² e fica 486 Km distante de Recife.

Aspectos Físico-Ambientais I – Do Meio Ambiente Natural

Elementos físico-ambientais (hidrografia, relevo, vegetação, perímetro urbano, etc.). No que se refere à hidrografia e vegetação, há necessidade de ser caracterizados o estado de preservação dos mananciais e matas, os problemas, causas e efeitos e indicativos de proposições de intervenção. Constituintes principais:

Suas principais bacias hidrográficas no Estado de Pernambuco, pela margem esquerda, são: a Bacia do Rio Pontal, a Bacia do Rio das Garças, a Bacia do Rio da Brígida, a Bacia do Rio Terra Nova, a Bacia do Rio Pajeú, a Bacia do Rio Moxotó e a Bacia do Rio Ipanema, além dos Grupos de Bacias de Pequenos Rios Interiores: GI-8, GI-7, GI-6, GI-5, GI-4, GI-3, GI-2 e GI-1.

Reservatórios: Cacimba do Meio e São José II.

Uso da água:

Abastecimento público.

Recepção de efluentes domésticos.

Recepção de efluentes agroindustrial e industrial.

Atividades industriais na bacia:

Produtos alimentares, bebidas, têxtil, couros, perfumes/sabões/velas.

Áreas de preservação ambientais já consolidadas, considerando todas as questões relativas ao meio ambiente, e propostas nas áreas de pesquisa científica e turismo ecológico, e ainda as recomendações dos referenciais que tratam da gestão ambiental, além de indicar áreas potenciais para o manejo sustentável e preservação / recuperação de ecossistemas degradados;

Dados referentes população de Belém de São Francisco se observa uma gradual migração de sua população por motivos de falta de investimento na agricultura e sanilização do solo e melhoria na tecnologia empregada na região, no espaço de tempo de 16 anos verifica-se um decréscimo de mais de tre mil habitantes na sua demografia segundo dados do IBGE.Abaixo escritos:

População*: 21.907 habitantes

Urbana*: 15.125 habitantes

Rural*: 6.782 habitantes

1991-23.002

1996-21.494

2000-20.208

2007-20.545

Como calcular população de Belém de São Francisco em 20 anos, a função que permite calcular a população após n anos após o momento inicial será dada pela sentença: P = 21 546 x 1,12n. O gráfico dessa função exponencial crescente terá a seguinte configuração:  

c) Qual a população aos vinte anos – população aproximada

Resposta 21546 x (1,12)12 = 28958 Hab.

Conclusão

Após a pesquisa realizada no campo no espaço geográfico localizado no trecho anteriormente descrito na introdução desse relatório, observa-se o potencial econômico da região aludida, pois se pode explorar o granito para o mercado externo alem de outros meios já existentes no percurso e em Belém de são Francisco, pode-se observar a falta de investimento publico na cidade como todo, pois apesar da mesma ter um grande vazio demográfico, não existe nenhum tipo de cultura nas áreas em volta das terras ali encontradas o que não permite um melhor desenvolvimento da cidade pesquisada, pois se observa a sanilização do solo do entorno por motivo diversos o que tem obrigado os agricultores a deixarem a cidade, pois nos números apresentados pelo IBGE a população diminuiu em torno de 12 % do ultimo censo até o ano de 2007, pode-se modificar a migração da população com pesquisa e em conjunto com os diversos órgãos governamentais para que se produza o a cultura pelo qual a cidade ficou conhecida e também com o termino do projeto de irrigação instituído pelo governo federal.

Bibliografia

Fonte: cprm.gov.br

Plano diretor do município de Belém do são Francisco

http://magiadamatematica.com/uss/administracao/06-aplicacoes-das-funcoes-exponenciais.pps

http://www.cprh.pe.gov.br/downloads/c3.8.pdf