Evite a pele e olhos irritados com a eletrólise de sal na sua piscina

Por Marpic | 18/02/2017 | Família

O cloro é o químico mais utilizado na desinfeção das piscinas, devido à sua eficácia e também à sua simplicidade de métodos de aplicação. No entanto, pode provocar irritação na pele e nos olhos de algumas pessoas. Haverá alternativa?

O método mais simples e barato de purificação de água, para que esta possa ser utilizada pelo ser humano, é a desinfeção através de um oxidante como o cloro (Cl2). Um químico altamente eficiente neste tipo de tratamento de águas e largamente utilizado nos abastecimentos públicos de água e em piscinas, tanto privadas como públicas.

O cloro é essencial para tornar a água potável

O cloro, sendo um dos desinfetantes mais baratos, não deixa por isso de ser eficaz. Este químico é capaz de desintegrar os lípidos que compõem a parede celular dos microorganismos e reagem com as enzimas e proteínas intracelulares, fazendo com que estes morram ou percam a capacidade de se multiplicar. Tornando a água potável e segura para consumo e utilização do ser humano.

Devido às suas características desinfetantes, o cloro pode reagir em forma de irritação na pele e nos olhos de algumas pessoas. É por esse motivo que surgiram algumas alternativas para o tratamento das águas das piscinas, como por exemplo a eletrólise de sal.

Choques elétricos no sal

A eletrólise de sal é um processo, além de simples, completamente natural. Ao diluir-se sal, numa concentração de 5 g/l, na água da piscina e colocar-se um equipamento próprio, complementado com um regulador automático de pH, a água irá manter-se limpa de forma regulada e sem intervenção humana.

No fundo, o equipamento, através de uma célula elétrica, irá decompor as moléculas de sal, com uma descarga de 9 v (igual a uma pilha), transformando-as em hipoclorito sódico, um desinfetante que destrói algas, bactérias e fungos, ao mesmo tempo que oxida os resíduos orgânicos presentes nas piscinas. Como vê, este é um processo completamente seguro.

Eletrólise de sal é simples e eficaz

As grandes vantagens do sistema de eletrólise de sal, além da sua eficácia, residem a nível da saúde, da segurança e da economia.

Este processo é saudável, porque ao inibir o crescimento bacteriano e fazer desaparecer os ambientes corrosivos e insalubres, diminui as irritações na pele e nos olhos, ao mesmo tempo que é mais saudável para o cabelo e para o corpo humano. Além de não estragar a roupa utilizada habitualmente nas piscinas.

É seguro, porque a voltagem utilizada é equivalente ao de uma pilha, ou seja, não existe nenhum risco de choque elétrico. Também, porque ao não se utilizar qualquer químico, reduzem-se os riscos de poluição com produtos tóxicos ou de incêndio, visto os químicos utilizados na desinfeção das piscinas serem inflamáveis.

Acaba por ser também económico, apesar do investimento inicial, já que o sal permanece na água (só se consome nas lavagens do filtro), o custo de manutenção é mínimo, assim como o consumo elétrico, e como não há acumulação de subprodutos da desinfeção, a frequência de renovação da água é muito baixa.

Saudável, seguro, económico e amigo do ambiente

Como pode calcular, pelo que já lhe dissemos, os benefícios desta opção são mais do que muitos. Primeiro, temos o impacto no meio ambiente, como o processo é mais “natural” acaba por ser mais limpo. Segundo, é um processo totalmente seguro. Terceiro, poupa mais dinheiro e água, tornando-o mais responsável a nível social e ambiental.