EVASÃO ESCOLAR

Por Helan de Sousa | 26/07/2016 | Educação

EVASÃO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE MADEIRA 

                        Helan de Sousa – Psicopedagogia Clínica e Institucional – FACINTER

                        Jussara Isabel Stockmanns , Pedagoga, Especialista em Gestão,                      Psicopedagogia, Tutoria em EAD, Mestre em Educação , professora                    universitária , avaliadora do INEP.

RESUMO 

A evasão escolar é um problema complexo e se relaciona com outros importantes temas da psicopedagogia como formas de avaliação, reprovação escolar, currículo e disciplinas escolares. Problema este que tem solução, pois foi o caso da escola pesquisada, que através de entrevistas, depoimentos, o próprio projeto político pedagógico e uma ação voltada direta para sanar a raiz do mal, é que se pode destacar que a evasão está presente quando não se tem atitude e tomada de ações em prol das circunstancia que elevam todo a situação, uma vez que fatores existem, pesquisas e muito mais, no entanto, fazer das pesquisas, dos resultados, do fracasso de um passado tenebroso para muitos, uma realidade diferente daquela que tanto se fala, têm-se vários meios de erradicar o mal, como também vários meios de deixá-lo infiltrar-se dentro da instituição e posterior como um respaldo a sociedade, fazendo-se frente há mais uma ficha de fracasso de uma escola, entidade ou instituição que por não agirem deixaram a realidade de uma grande maioria prevalecer, e com isto é que se mostra a presente pesquisa, com os principais enfoques , causas e conseqüências dos quais assemelham o problema em sua amplitude,tendo como resultado primordial o sucesso de um evasão zero na escola pesquisa.

 

Palavras-Chave- causas da evasão, dificuldades de aprendizagem, conseqüências.

 

ABSTRACT

 

            A school dropout is a complex problem and is connected with other important issues of pedagogy as forms of assessment, disapproval school, curriculum and school subjects. Problem is that this solution, as was the case searched the school, which through interviews, depositions, the very political project teaching and a dedicated direct action to remedy the root of evil, can we highlight that evasion is not present when has attitude and the actions taken in favour of circumstance that raise the whole situation, because there are factors, research and more, however, make the surveys, the results, the failure of a past dark for many, a reality different from that we talk, it has been several means to eradicate evil, but also various means to let it infiltrate itself within the institution and later as a support the company, making up front are more a form of failure of a school, entity or institution that by not acting left the reality of a vast majority prevail, and that is that if this research shows, with the main approaches, causes and consequences of which resemble the problem in its breadth, with the result primary success of a zero evasion in school search.

Keywords-causes of avoidance, learning difficulties, consequences.

 

1-INTRODUÇÃO

            A Constituição de 1988 exigiu do Ministério Público a condição de defensor maior dos direitos fundamentais do cidadão brasileiro, quando, em seu artigo 127, outorgou-lhe a relevante incumbência de defensor da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

            Na esteira dos interesses sociais e individuais indisponíveis, o Ministério Público tem travado lutas homéricas na defesa do Consumidor, do Idoso, do Deficiente, da Criança e do Adolescente; da preservação do Meio Ambiente, do Patrimônio Público, paisagístico e cultural; do Direito à Saúde, à Educação, e à Assistência Social. Na defesa dos direitos infanto-juvenis, o Ministério Público tem o dever de zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis (ECA, art, 201, VIII).

            Pretendeu-se por meio da presente pesquisa, identificar os propósitos educativos da Escola Municipal Padre Madeira com suas práticas educacionais que contribuem para permanência do aluno nas séries iniciais da referida instituição. Oferecer subsídios para os profissionais da educação, acadêmicos e a própria sociedade local, em âmbito de pesquisa para o enriquecimento científico. 

2 Evasão Escolar

2.1 A Evasão no seu Complexo Educacional Nacional

            A evasão escolar está entre os temas que historicamente faz parte dos debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira e que infelizmente, ainda ocupa até os dias atuais, espaço de relevância no cenário das políticas públicas e da educação em particular. Em face disto, as discussões acerca da evasão escolar, em parte, têm tomado como ponto central de debate o papel tanto da família quanto da escola em relação à vida escolar da criança.

A despeito disso o que se observa é que, a educação não tem sido plena no que se refere ao alcance de todos os cidadãos, assim como no que se refere à conclusão de todos os níveis de escolaridade. Em seu lugar, o que se vê é que cada vez mais a evasão escolar vem adquirindo espaço nas discussões e reflexões realizadas à educação no âmbito da pesquisa científica e das políticas públicas.

Vários estudos têm apontado aspectos sociais considerados como determinantes da evasão escolar, dentre eles, a desestruturação familiar, as políticas de governo, o desemprego, a desnutrição, a escola e a própria criança, sem que, com isto, eximam a responsabilidade da escola no processo de exclusão das crianças do sistema educacional.

            A evasão escolar não é um problema restrito apenas a algumas unidades escolares, mas é uma questão nacional, assim como as questões do analfabetismo e da não valorização dos profissionais da educação expressa na baixa remuneração e nas precárias condições de trabalho. De maneira geral, os estudos analisam o fracasso escolar, a partir de duas diferentes abordagens; a primeira que busca explicações a partir dos fatores externos à escola, e a segunda, a partir de fatores internos. Dentre os fatores externos relacionados à questão do fracasso escolar são apontados o trabalho, as desigualdades sociais, a criança e a família. E dentre os fatores intra-escolares são apontados a própria escola, a linguagem e o professor.

            Diferentemente dos autores que apontam a criança e a família como responsáveis pelo fracasso escolar, FUKUI (in BRANDÂO et al, 1983) ressalta a responsabilidade da escola afirmando que o “fenômeno da evasão e repetência longe está de ser fruto de características individuais dos alunos e suas famílias”. Ao contrário, refletem a forma como a escola recebe e exerce ação sobre os membros destes diferentes segmentos da sociedade.

[...]

Artigo completo: