EVANGELHO EM CRISE, MARKETING EM ALTA

Por Weliton Senna | 12/05/2011 | Adm

Evangelho em crise, marketing em alta.

Recentemente perdi o sono coisa fácil de acontecer em época de trabalhos e provas na faculdade e após terminar as atividades e ainda sem sono resolvo ligar a televisão.
O problema que neste horário ou assistimos as velhas e repetitivas novas aventuras do Chaves, ou Luluzinha ou nos aventuramos assistir aos diversos programas "evangélicos" que invade madrugada adentro. Arrisquei-me na ultima opção.
Controle remoto na mão passeio pelos diversos programas e não me apego a nenhum. Mas algumas atitudes que vi me chamaram atenção, entre os diversos discursos proferidos, percebi que em um dos programas tinha uma reunião que seria realizada chamada "Reunião dos Intocáveis" onde a chamada dizia que os que são do Senhor o maligno não toca.
No mesmo programa o pastor ou bispo, anotava os nomes das pessoas que ligava e colocava em uma jarra cheia de óleo no qual ele dizia que a unção de Deus iria até aquelas pessoas que ligassem e colocassem o nome para serem imersos no óleo, alegando que "a unção com óleo despedaça todo julgo".
Lógico que resolvi mudar de canal porque ele começou a colocar imagens que mais parecia um filme de terror, com uma musica também aterrorizante e como eu não queria ficar com mais medo do que o que eu estava. Mudar de canal me pareceu ser a idéia mais sensata.
Mas o que me deparo no outro programa não era menos assustador, o pastor que se intitulava a maior autoridade em libertação. Ate ai nada de mais, marketing é tudo.
Ele estava incentivando que fossem buscar a "Cruz da Vitória" porque está escrito: quem quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Era o argumento utilizado para justificar a entrega da bendita cruz.
Mas o que mais me deixou estupefato foi o fato dele esta iniciando a campanha do "Sabonete da limpeza total" que as pessoas iriam buscar para tomar um banho que iria sei lá, trazer limpeza espiritual. O referido sabonete parecido com aqueles que têm em motéis, com a diferença que exibia o logotipo da igreja na embalagem. Será que seria isto o diferencial?
Um misto de indignação e diria que felicidade me acometeu ao ver tais campanhas, tristeza por ver no que o evangelho que Cristo pregou tem se tornado. E feliz pela aula de marketing que tive. Porque as estratégias que estes líderes de multidão utilizam são dignas de serem discutidas, analisadas e serem objetos de profundos estudos pelas mais conceituadas faculdades de marketing e propaganda.
Porque são estratégias comerciais que nem as grandes empresas conseguem atingir, e o custo benefícios das ações realizadas é imediato, acredito que causa inveja nas mais conceituadas empresas de propaganda e marketing do país.
Mais tirando o aprendizado em marketing e propaganda. Pergunto-me o que ainda farão em nome do evangelho? O que ainda iremos presenciar?
Já vimos: Banho do Descarrego, Banho de Luz, banho com água do Rio Jordão (será), campanha de construção de mega templos e tantas outras que não me lembro agora. E ainda me pergunto onde vai parar a criatividade deste povo, agindo em nome do "evangelho?".
Com toda certeza não é este evangelho que Jesus pregaria nos dias de hoje, e com certeza ainda veremos coisas mais aberrantes em nome da fé em Deus.
Marketing e fé quem disse que não podem ser aplicados no mesmo local?