ETNOCENTRISMO – Cultura surda

Por Mayssa Velasco Rodrigues | 13/07/2018 | Educação

RESUMO

Este presente trabalho tem o caráter exploratório com o objetivo de elucidar os leitores sobre o processo etnocêntrico que ocorre entre a cultura ouvinte e cultura surda, evidenciando o processo discriminatório dos ouvintes perante os surdos na sociedade atual. No etnocentrismo há um julgamento de padrões, uma cultura é melhor do que a outra, sendo que dentro do mesmo país, no caso o Brasil, é um universo de padrões culturais diferentes, e será relatado como isso procede na cultura ouvinte em relação à cultura surda, como os costumes da comunidade surda causam estranhamento para a sociedade, uma realidade que não está no dia-a-dia de todos, por isso para despercebida. Serão contextualizados também sobre a cultura surda, seus atores, a educação de surdos, como em cada momento a cultura ouvinte acaba oprimindo a cultura surda e propriamente a etnocentria entre a sociedade ouvinte e a sociedade surda, trazendo essa realidade que está gritante e mesmo assim não é percebida. 

Palavras-chave: Ouvinte, surdez, etnocentrismo, cultura surda, cultura ouvinte.

1. INTRODUÇÃO

O Brasil é um País multicultural, habitado por vários povos, várias etnias, se valendo de várias culturas, hábitos, costumes, valores e visão de mundo. Uma visão estreita é não analisar que dentro do mesmo ambiente há vários grupos, com experiências de vidas diferentes e toda a sua bagagem. O Etnocentrismo surge neste meio caótico, de vários povos, como um conceito onde só a cultura que “eu” estou inserido é a correta, a valorosa, e que a cultura do outro é sempre inferior, algo sem valor. A visão etnocêntrica não considera algo diferente dos costumes enraizados na cultura que permanece, e por isso, há um julgamento de valores.

É comum acontecer nos grupos a comparação de práticas, de costumes e colocar seus padrões como superiores e mais importante do que as outras culturas. O comportamento dos homens, seus hábitos, onde vivem, seus conhecimentos, crenças, aptidões, a moral, todo esse complexo enredo, compõe a formulação da cultura, e para analisar o etnocentrismo, precisa-se entender o que é cultura.

O Etnocentrismo contribui para a divisão das pessoas em grupos, sejam elas de etnia, raça, religião, crenças, sempre contribuindo para a segregação da sociedade, porém este conceito pode esclarecer através de pesquisas mostrando como funciona os mecanismos, as razões de tanta diferença entre as pessoas. E isto ocorre em todos os lugares, com todas as pessoas sem elas perceberem.

Este assunto foi escolhido pelo grupo por conta da percepção empírica da sociedade atual, onde vê-se uma opressão de uma cultura sobre a outra mostrando assim a relevância desta pesquisa acadêmica. Optou-se realizar essa busca para relatar como uma cultura, no caso a cultura ouvinte, ainda oprime culturas menores, como a cultura surda, e também mostrar que há valor em culturas maisenfraquecidas. 

Serão abordados os temas: A cultura surda e suas características, os atores desta cultura, como funcionam a educação surda e o etnocentrismo (cultura surda x cultura ouvinte).

Espera-se que mostrando as diferenças que há nessas culturas, haja uma conscientização do público leitor deste trabalho, para diminuir estes empasses, esta opressão e as culturas tenham mais harmonia nesta relação.

Artigo completo: